05 MAR 2024
Merendeiras da Prefeitura participam de formação em alimentação funcional
Curso foi ministrado por Chef e visou valorizar e agregar ao trabalho das profissionais

As merendeiras da Secretaria de Educação, da Prefeitura de Valinhos, participam nesta semana de uma deliciosa capacitação. O curso inédito é oferecido por meio de parceria com o Chef Gourmet de Valinhos e visa fomentar a união pela nutrição e valorizar o trabalho que as 60 profissionais desenvolvem nas escolas da Rede Municipal de Valinhos.

As aulas iniciaram na segunda e terminam nesta terça-feira (4), no espaço ‘Chef Gourmet’ na Avenida Invernada, nº 2011. Os encontros foram focados em alimentação funcional e na inovação no preparo de alimentos. O curso foi ministrado pelo Chef Diego Macan, que tem pós-graduação em gastronomia brasileira, extensão em gastronomia internacional e especialização em gastronomia funcional e nutrição.

“Essa formação objetiva ajudar na capacitação de profissionais de cozinha da rede municipal de Valinhos a utilizarem técnicas da gastronomia funcional em prol da alimentação escolar. Também é uma celebração das nossas merendeiras, reconhecendo a sua dedicação incansável à saúde e felicidade dos alunos”, disse o Chef Diego Macan.

O curso

O curso foi focado em três pilares: educação culinária, reconhecimento e impacto comunitário. "Retomamos as formações para todos servidores da rede de ensino, por entender a necessidade da atualização dos profissionais, com objetivo do aprimoramento dos serviços que são disponibilizados à população, que nesse caso são os quase 12 mil alunos da rede municipal", disse o secretário de Educação, William Leite da Silva.

Nas aulas as profissionais participam de workshops interativos sobre nutrição e técnicas culinárias, para enriquecimento do cardápio escolar; e de um momento especial de apreciação, que destaca o papel crucial das merendeiras na comunidade escolar. “É um esforço conjunto, que promove a alimentação saudável e valoriza a profissional que está envolvida no seu preparo”, falou Luciani Dantas, diretora do Departamento de Alimentação Escolar.

Na formação as merendeiras puderam aprender técnicas de cocção, tiveram introdução da gastronomia funcional, que abrange ingredientes que possuem propriedades que favorecem e auxiliam no funcionamento do corpo humano; aprenderam mais sobre temperos naturais e hortas domésticas.

Merenda escolar

A merenda escolar de Valinhos atende mais de 12 mil alunos diariamente. O atendimento foi ampliado no último ano com cinco refeições servidas aos estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e um lanche e uma refeição aos alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs).

Desde 2022 o cardápio também foi reformulado, com a introdução de alimentos ainda mais diversificados, fresquinhos e apresentados de maneira bem colorida, além de maior variedade de proteínas, legumes, verduras e frutas servidas nos pratos.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo