29 ABR 2024
GABINETE DA PREFEITA
1ª pista de Pump Track é inaugurada com etapa estadual de campeonato
Presentes no evento aprovam investimento
A primeira pista de Pump Track de Valinhos foi entregue neste sábado (27) pela prefeita Lucimara de Godoy no Parque Monsenhor Bruno Nardini. A inauguração foi concomitante ao início do campeonato com etapa estadual de ‘Pump League Brasil’, com mais de 120 inscritos.

O investimento foi de R$ 460.578, sendo R$ 100 mil de emenda parlamentar e R$ 360.578 de recursos do orçamento municipal - R$ 200 mil para execucação de emenda impositiva do vereador Alécio Cau e R$ 160.578 de contrapartida da Prefeitura de Valinhos.

“Investir em esportes é uma das maneiras mais completas de cuidar do ser humano porque envolve saúde física e mental, além da socialização e do lazer”, declarou a prefeita, ao mencionar a importância dos espaços esportivos da cidade usados para aulas de 18 modalidades oferecidas pela Prefeitura para todas as faixas etárias.

A moradora do Bairro Bom Retiro, Priscila Cristina Campão, acompanhava o filho Pietro, de 8 anos, que pratica skate no parque municipal. “Eu estou gostando muito da pista. Ele (filho) já foi lá testar a pista”, contou ela. Para ela, a pista terá amplo uso e com a presença de muitas famílias. “Hoje já dá uma ideia de como será. Tem muitos pais, avós, a família toda aqui. Valinhos precisava de um espaço assim”, acrescentou.

O pequeno Leonardo, de 2 anos e 7 meses, estava pela 1ª vez participando do campeonato. Segundo a mãe, Bianca Borges Feitosa, que veio da Zona Norte de São Paulo, a pista é muito boa. “O pai (Caio) incentiva muito a prática esportiva. A gente frequenta parque de esportes radicais e a pista está muito bem estruturada”, afirmou ela. Segundo a mãe, o atleta treina desde 1 ano e 2 meses. “Hoje é um teste, mas a gente veio também para se divertir”, completou.

A Prefeitura de Campos de Jordão (SP) estava com uma equipe de 17 atletas participando do evento, com idades entre 2 a 4 anos, do pré-bike, até 50 anos. Segundo o professor da Secretaria de Esportes, José da Cruz Ferreira Júnior, o Zé da Cross, a cidade tem uma escola de bike, com 51 atletas. “A pista tem boa localização, é uma pista  com muitas curvas e obstáculos bem desenhados. É bem segura, sendo digna de participar de qualquer campeonato”, parabenizou o professor.

A pista de Pump Track é localizada próximo às pistas de half-pipe e de skate, ie é caracterizada pelo trajeto de lombadas ou os chamados ‘rollers’. As ondulações propiciam sensações diferentes e deixam o trajeto mais divertido. A estrutura é composta por pavimentação asfáltica e implantação de grama nos arredores do circuito para amortecimento.

Além da competição, o evento contou com estrutura de food trucks com diferentes opções e variedades culinárias.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo