Cidade já havia atingido recorde de empregos formais e em abril teve o maior saldo positivo deste ano
O saldo de empregos em abril confirmou o desempenho positivo do mercado de trabalho de Valinhos, que já havia alcançado ao final do primeiro trimestre deste ano o recorde de vínculos empregatícios ativos. Agora, são 46.744 postos formais.
Os dados constam na série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Entre demissões e admissões, a cidade criou 175 vagas no último mês divulgado – 81 para homens e 94 ocupadas por mulheres. Serviços e indústria foram os setores com resultados mais expressivos.
Além dos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos aos moradores de Valinhos e dos feirões para aproximar empresas e candidatos, a prefeita Lucimara Godoy avalia que os resultados também refletem as ações que tornaram Valinhos mais segura para o crescimento econômico sustentável, como o aumento da capacidade hídrica, a realização do maior programa de recapeamento, com 91 quilômetros de novo asfaltamento, e a implantação do sistema de monitoramento com mais de mil câmeras.
“E o exemplo mais recente foi a entrega da obra histórica de ampliação da Rua Duílio Beltramini. Após quase 40 anos de espera, essa intervenção viária contribuirá para a expansão industrial de Valinhos, proporcionando mais empregos e renda para as famílias”, afirma.
SETOR PRODUTIVO
A presidente da Associação dos Empresários de Valinhos (Aeval), Adriana Matteelli, enfatizou a importância da proximidade entre o setor produtivo e do Poder Executivo para a implantação de medidas de fomento ao mercado de trabalho. “Além da entrega da obra que motivou a criação da nossa associação [ampliação da Rua Duílio Beltramini], recentemente tivemos também um reunião importante para discussão de ideias, planos e estratégias com efeitos a curto, médio e longo prazo”, mencionou.
Ela também lembrou que a desburocratização dos serviços públicos e a revisão do Plano Diretor serão determinantes para manter o mercado aquecido e buscar índices ainda melhores.
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP