Evento anual é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio
Em comemoração a 23ª Semana Nacional dos Museus, a Prefeitura de Valinhos, sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, irá promover no próximo domingo (18) atividades culturais e educativas gratuitas na sede do Museu Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”, a partir das 9h até 13h, na Rua Doze de Outubro, s/nº, no Centro. A ação também integra as atividades em comemoração aos 129 anos de Valinhos, celebrado em 28 e maio.
A palestra do Professor Adauto Damasio dará início ao evento. Autor do artigo “Valinhos: memória e poder”, publicado na revista Resgate do Centro de Memória da Unicamp, o professor falará sobre momentos históricos e memórias que marcaram a trajetória do município.
Logo na sequência, está programada a atividade Urban Sketchers - movimento global de desenhistas e amadores que celebra o ato de desenhar o mundo como o vemos, no local e ao vivo.
“Todos os munícipes presentes serão convidados a desenhar juntos os patrimônios arquitetônicos existentes na antiga estação ferroviária da cidade. Não é preciso ser desenhista para participar! É só trazer seu material favorito e se juntar ao grupo. Estão todos convidados também para fazer uma visita e conhecer o rico acervo do nosso Museu”, convida o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, que ainda destaca a importância de Valinhos voltar a participar da Semana Nacional após alguns anos.
Ao término do evento, haverá uma apresentação com o músico David Augusto. (veja programação completa abaixo).
A Semana Nacional de Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. O evento mobiliza museus e outras instituições culturais em todo o Brasil para oferecer uma ampla variedade de atividades culturais e educativas ao público, promovendo a valorização do patrimônio cultural e fortalecendo a relação das instituições museológicas com a sociedade.
SOBRE O MUSEU
O Museu Municipal de Valinhos foi inaugurado em outubro de 1996, em virtude da comemoração dos 100 anos da elevação de Valinhos à categoria de Distrito de Paz, e rebatizado em 2002 com nome de Museu e Acervo Municipal 'Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto' em homenagem por ocasião do falecimento do saudoso fotógrafo, que registrou importantes fatos da história da cidade.
Localizado no edifício da antiga Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o prédio que abriga o museu de Valinhos é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e possui um acervo montado a partir de doações de peças pertencentes às famílias valinhenses.
De acordo com o Departamento de Patrimônio Cultural, o museu conta com diferentes espaços montados em parceria com a Associação de Preservação Histórica de Valinhos, que remetem os visitantes a desbravarem a história da cidade de Valinhos São três salas temáticas, sendo a Sala Haroldo Pazinatto, com 22peças e 14 quadros; Sala Histórias de Valinhos, com 26 peças e11 quadros; e Sala Morar em Valinhos, com 46 peças e 7 quadros.
PROGRAMAÇÃO
• 9h00: Mesa de abertura
• 9h30 às 10h20: palestra: “Memória e História de Valinhos”, com professor Adauto Damasio
• 10h30 às 12h30: atividade “Desenhando o Museu Municipal”, com a USK Campinas
• 13h00: apresentação musical com David Augusto
Fonte: Departamento de Jornalismo
Local: Valinhos-SP