A exposição ‘Nossa gente, nossos futuros’ este ano teve com a missão ser um túnel do tempo. Em 2026, do corte simbólico da fita de abertura da 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba até o Pavilhão de Frutas, onde se concentra o coração da festa, está a exposição. No espaço, o tempo caminha lentamente de 1949 até os dias de hoje, conciliando o emprego de Inteligência Artificial a um contemporâneo espaço instagramável, que retrata a vida rural dos antepassados.
A beleza da mostra impacta turistas e, principalmente, os valinhenses. A sala exibe grandes painéis pendurados que balançam recontando e revivendo a história da cidade, num labirinto onde quem determina o caminho é visitante.
Nas paredes projeções coloridas de lugares conhecidos, como a Matriz de São Sebastião, que se dobram, se recriam e viram imagens gigantescas.
Ao lado, uma parede com imagens completamente estática, que se divide entre antigos layouts de divulgação da Festa do Figo, misturando fotos, imagens e desenhos, com o espaço instagramável, montado com um painel exibido fileiras de figos, trabalhado digitalmente e em perspectiva, com uma bancada com cestos e frutas reais, com cheiros, cores e cliques de jovens com chapéus de palha.
“É um espaço nobre que referência e referenda o que a festa tem para o valinhense e o turista, contando nossa história. Porque história se conta e reconta”, explicou o curador da exposição, o historiador, jornalista e também secretário do Verde e Agricultura, André Reis.
Segundo ele, a exposição é a cronologia da Festa do Figo, unindo a tecnologia. “A exposição une as pessoas, em seu cotidiano urbano, aos agricultores. O intuito é levar o viver da vida rural que hoje está ficando distante neste século 21”, acrescentou o curador.
A mostra é uma realização da Prefeitura, organizadora da festa, foi desenvolvida pelas secretárias do Verde e Agricultura e da Comunicação que atuou na criação, concepção e layout dos painéis, e também comemora os 50 anos de implantação do Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’.
SERVIÇO
75ª FESTA DO FIGO E DA 30ª EXPOGOIABA DE VALINHOS
Período: De 16 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026 (nos dias 16, 17, 18, 19, 22, 23, 24, 28, 25, 29, 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro);
Entrada: A entrada na Festa é gratuita em todos os dias e horários, garantindo livre acesso ao público às áreas gerais do evento. A cobrança de ingressos ocorre exclusivamente para acesso à área dos shows, nos dias 17, 18, 24 e 31 de janeiro, a partir das 17h.
Horários: às quintas e sextas-feiras, das 17h às 24h; aos sábados e domingos, das 10h às 24h; na véspera do feriado municipal, dia 19, o horário será das 17h às 24h;
Local: Parque Municipal de Exposições “Monsenhor Bruno Nardini”;
Endereço: Rua Dom João VI nº 82 – Jardim Planalto;
Estacionamento oficial: cobrado (R$ 30,00 com seguro contra roubo e furto);
Contato: (19) 99853-9823 (WhatsApp).
Mais informações: http://www.valinhos.sp.gov.br / https://www.instagram.com/prefsvalinhos / https://www.instagram.com/festadofigodevalinhos
SHOWS
01/02 – Trio Parada Dura (entrada franca pista)
DIAS E HORÁRIOS DO EVENTO
Dia 01/02/26 - Domingo - Abertura às 10h00 e encerramento às 24h00