14 JUN 2013
CLT vira polo de sustentabilidade com gestão responsável de resíduos sólidos

Pneus viraram floreiras. Paletes foram transformados em móveis e peças de decoração. Troncos de árvores acomodaram arranjos de flores. Cones de trânsito tornaram-se vasos coloridos. Esses são alguns exemplos de materiais recolhidos na operação 'Cidade Limpa' que ganharam nova utilidade com o projeto 'Viver Valinhos', cuja principal finalidade é provocar o debate sobre a gestão responsável dos resíduos sólidos.

O Centro do Lazer do Trabalhador (CLT) 'Ayrton Senna da Silva' se transformou em polo de sustentabilidade e possui instalações artísticas que ganharam sites e redes sociais. A beleza e o encanto da iniciativa foram capturados pela sensibilidade das lentes de Rogerio Franco, desenhista de Embalagens que se descreve como um apaixonado por fotografia.

A sensibilidade do fotógrafo pode ser conferida no portal omelhordevalinhos.com.br, onde também atua como colaborador. As imagens capturadas por suas lentes e enriquecidas por um belo trabalho de luzes revelam detalhes que passariam despercebidos pela maioria das pessoas.

Franco diz que ficou encantado com as obras e decidiu fotografá-las com o propósito de reforçar a importância da sustentabilidade, da preservação do meio ambiente e eternizar o trabalho de reutilização de materiais, como propõe do Projeto 'Viver Valinhos'.

Cidade viva – Encantada também ficou Fernanda Gasparim, ao visitar o CLT no sábado de sol. "Valinhos estava morta e ganhou vida. A cidade precisava de uma repaginada", afirmou a jovem, ao descrever em poucas palavras as obras.

Fernanda, atualmente desempregada, passeava com a filha pelo CLT e foi convidada a fazer o plantio de uma muda de ipê roxo como representante da população no mesmo espaço que o prefeito Clayton Machado, a primeira-dama, Sueli Machado, o presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Luiz Mayr Neto, e sua mulher, Vera Mayr, além de secretários, diretores, servidores municipais e vereadores também plantaram mudas da mesma espécie como ponto alto da cerimônia que abriu o 'Viver Valinhos' na cidade.

Na cerimônia de abertura, o prefeito disse que a iniciativa ganhou as ruas de Valinhos. "Vamos 'Viver Valinhos' com o coração para o bem-estar da nossa sociedade, das nossas crianças. É educando, ensinado e conscientizando sobre a importância e a necessidade de que preservar o meio ambiente é como preservar a própria vida."

Reaproveitamento – Galhos de árvores condenadas ou que estavam embaixo da fiação elétrica, que foram podados, viraram belíssimos e criativos arranjos de flores. O engenheiro agrônomo Laércio Ronaldo Falsarella, diretor da Divisão de Arborização e Viveiro de Mudas, explica que o reaproveitamento de galhos contribui para preservação ambiental. "Oitenta por cento do tronco de uma árvore é composto de carbono. Quando o tronco é queimado o gás volta para a natureza e é um dos responsáveis pelo efeito estufa", ressalta.

Ainda dentro dessa proposta cadeiras velhas, gaiolas, baldes e carriolas. Em vez de serem jogados em rios, córregos, praças, lotes e áreas verdes, viraram objetos de decoração. Esses materiais serão guardados e reaproveitados em novos projetos. O 'Viver Valinhos' prossegue até dia 30 com mais de 150 instalações artísticas espalhadas pelos quatro cantos, dando novo colorido à cidade.