Pneus desgastados, orelhão quebrado, móveis velhos e até um pedaço de uma escada. Todos esses materiais, que estavam jogados em terrenos baldios ou boiando em córregos da cidade, foram transformados em instalações do projeto "Viver Valinhos" graças à participação de artistas plásticos e artesãos que aderiram à ideia da Prefeitura de provocar na comunidade debates sobre a destinação dos resíduos sólidos.
As instalações do projeto de educação ambiental estarão expostas em locais públicos, por toda a cidade, até o dia 30 de junho. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, os artistas foram convidados a participar da ação dentro da proposta da Administração Municipal de valorizar a classe e envolvê-la nas ações do poder público. "Este é o primeiro passo de uma longa e duradoura parceria", prevê.
De uma caçamba de entulho transformada em tela a um monumento de pneus grafitado para sugerir um autômato (aquele que não age nem pensa por conta própria), as mensagens preservacionistas ganharam maior amplitude com o toque artístico dos profissionais valinhenses. A opinião é do prefeito Clayton Machado, que parabeniza os resultados obtidos pelos servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Para o prefeito, além da proposta de preservação ambiental, o "Viver Valinhos" também está sendo uma oportunidade para a divulgação do potencial artístico do município, "que muitas vezes as pessoas desconhecem". O secretário Wilson Ventura confirma as palavras do prefeito afirmando que "o resultado está tendo grande repercussão nas redes sociais e também nas conversas das pessoas no dia a dia".
Participação dos artistas - O artista Filiage pintou a caçamba localizada no cruzamento da Avenida Joaquim Alves Corrêa com a Avenida dos Esportes, que ganhou o tema "Via Vales" e retrata pontos turísticos de Valinhos. Ele também é o autor do mural no muro do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini", que margeia a Avenida dos Esportes. Um orelhão quebrado ganhou vida pelas mãos de Filiage na Praça 500 anos.
Já o artista Reis homenageou Flávio de Carvalho. A caçamba, localizada em frente ao Paço Municipal ganhou o tema de "Casa Enigma", numa referência à casa modernista do renomado artista, localizada na Fazenda Capuava. A obra é um marco da arquitetura moderna no Brasil e foi tombada como patrimônio histórico e artístico.
Outra grande personalidade de Valinhos, o cantor e compositor Adoniran Barbosa, foi homenageado pelo artista Fábio Vieira. A caçamba "Samba do Entulho" está exposta em frente à Matriz de São Sebastião e a imagem é compartilhada centenas de vezes nas redes sociais.
Já Genival do Amorim retratou o "Castelo d'Água", numa alusão à caixa d'água do DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos), que integra a paisagem urbana do centro da cidade.
Os grafiteiros Fernando Generoso e Irasema Anzures grafitaram o "Robozão da Rotatória" e a caçamba do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) "Ayrton Senna da Silva", com o tema "Plantando letras na terra do figo", em que retrata pontos da cidade, como a matriz e torre da Unilever.
150 instalações - Além das caçambas, o projeto "Viver Valinhos" reúne perto de 150 instalações de artes produzidas por 18 empresas parceiras e servidores municipais, nesse último caso com materiais descartados pela população na operação "Cidade Limpa". Todas essas instalações estão localizadas em praças, órgãos públicos e no CLT e podem ser observadas até 30 de junho.