O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS/Valinhos realizou na noite da última segunda-feira, dia 10, eleição para a escolha dos representantes de entidades e organizações representativas da sociedade civil para o mandato 2013 – 2015. Trinta e quatro delegados participaram da votação.
O CMAS tem por atribuição, juntamente com o poder público, formular e executar a política de assistência social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município. O CMAS é composto por 16 membros titulares e 16 suplentes, que representam os segmentos do poder público, entidades e organizações representativas da sociedade civil.
No segmento de entidades não governamentais de atendimento ou defesa dos direitos, os eleitos por segmentos foram: criança e adolescente – titular – Jucélia Aparecida dos Santos, pelo Instituto Esperança, suplente – Anna Karla Freitas Guimarães, pela Casa da Criança e do Adolescente; família e maternidade – titular – Elisabete Ortiz das Neves, pela Sociedade São Vicente de Paulo, a entidade vai indicar ainda o suplente; pessoa com deficiência – titular – Divanir Santos Pedral, pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, suplente – Juliana Cristina Scabelo da Acesa; idoso – titular – Antonio Carlos Falsarella, pelo Recanto dos Velhinhos, suplente será indicado pela entidade.
Já representando associações ou organizações representativas da sociedade civil, os quatro titulares eleitos foram: Márcia Gomes de Moraes, da Associação Grupo Rosa e Amor, Almir Rogério Ruiz Jaime, da Associação Beneficente Instituto Vida Renovada, Lilian Scavariello, da Casa de Oração Espírita Cristã Irmã do Rosário e Júlio César Correia da Silva da Ordem dos Advogados do Brasil.
Já os quatro suplentes eleitos foram: Armando de Souza Amaral, do Centro de Cidadania, Defesa e Direitos Humanos de Desenvolvimento Social Dorothy Stang, Gerson da Rocha Gouveia Filho, da Ordem dos Ministros Evangélicos, Ivanil Carlos Ferreira, da Cooperativa Habitacional de Valinhos, Markson Elianai Vieira, da Associação Beneficente e Cultural Assembléia de Deus.
Segundo a Comissão Organizadora do processo eleitoral, numa segunda etapa, o poder público indicará oito representantes titulares e oito suplentes. A primeira reunião dos novos membros do CMAS está programada para o dia 18 de julho, quando será eleita a mesa diretora do órgão.