14 JUN 2013
Consórcio PCJ prepara envio de alevinos para "Peixe & Cia"

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação estão finalizando os preparativos com a área técnica do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) para voltar a receber alevinos que serão destinados a barragem das Figueiras, dentro do programa Peixe & CIA, que beneficia mais de 300 inscritos no Programa de Atendimento ao Idoso.

Nesta segunda-feira, dia 10, a gerente de Sensibilização e Gestão Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges, e sua assistente, Caroline Hartman, além de Marisa Mathias, diretora do Programa de Atendimento ao Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, e Marcello Lino, diretor da Divisão de Operação do Sistema de Água do DAEV, participaram de reunião com 15 idosos inscritos no programa Peixe & CIA.

O encontro serviu para as representantes do Consórcio PCJ entenderem as necessidades dos idosos, como espécies ideais, tamanho e outros detalhes dos peixes que serão trazidos para a barragem. Elas circularam pelas margens e elogiaram o local, que volta a receber o programa Peixe & CIA, lançado pelo presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto, na sua primeira gestão à frente da autarquia.

O projeto estendeu-se até 2004, quando foi suspenso. Em 2009, a administração anterior chegou a anunciar a sua retomada, que nunca se concretizou. No dia 28 de março, em cerimônia que reuniu Mayr, autoridades e idosos, o prefeito Clayton Machado anunciou o relançamento do Peixe & Cia.

O grupo voltará a se reunir até agosto e trazer a primeira carga de alevinos e peixes de maior tamanho o quanto antes, para que os idosos possam aproveitar as delícias da pesca, que é uma das atividades oferecidas pelo Programa de Atendimento ao Idoso.