03 DEZ 2010
1º GP de Kart de Valinhos atrai público de cerca de 3 mil pessoas e reúne 57 pilotos

O 1º GP de Kart de Valinhos, realizado com entrada franca no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, atraiu cerca de três mil pessoas, em horários alternados nos últimos dias 24 e 25, sábado e domingo. O evento foi disputado em quatro categorias (parakart, F4, Yamaha RD 135 e 125 CC, com a mesma aceleração da Fórmula 1) e teve a participação de 57 pilotos, de 18 equipes, de várias cidades do Estado de São Paulo e também do Paraná. Valinhos foi representada pelos parakartistas Rodrigo Fagnani, o “Popo”, e Rodolfo Cano, quarto e quinto colocados na categoria, respectivamente. Esta foi a primeira vez que a prova de parakart foi realizada na RMC (Região Metropolitana de Campinas).
O evento foi uma promoção conjunta entre a Secretaria de Esportes e Lazer, o Campinas Motor Clube, a Línea Brasil – Liga Nacional de Esporte Automotor e a Ascot Eventos Esportivos. Os treinos ocorreram no dia 24, sábado, e a corrida no dia 25, domingo, com cerimônia oficial realizada ao meio-dia, com as presenças do prefeito Marcos José da Silva, da presidente da Câmara Municipal, a vereadora Dalva Berto e do vereador Clayton Machado.
Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Danilo Sorroce, por ser inédito no município, o evento superou as expectativas tanto na questão público quanto na participação de pilotos e na parte técnica. Ele explica que a Prefeitura ficou responsável pelo local, infraestrutura e premiação, e o Campinas Motor Clube, a Línea Brasil e a Ascot pela organização, parte técnica e supervisão do evento.
“Os brasileiros, além do futebol, são apaixonados pelo automobilismo. Por isso resolvemos trazer para Valinhos este esporte que é pouco conhecido dos valinhenses, mas que tem bastante adeptos na região”, comenta Sorroce. A ação é inédita no município e vai ao encontro da política de incentivo ao esporte e a criação de opções de lazer implantada pelo governo do prefeito Marcos a partir de 2005.
“Tivemos um bonito espetáculo automobilístico com índice zero de acidentes que trouxesse ferimentos aos pilotos que elogiaram o traçado da pista e organização do evento, assim como o apoio ao evento por parte do prefeito Marcos e secretários municipais envolvidos”, comentou o presidente do Campinas Motor Clube e representante do kartismo campineiro, Carlos Ferreira.