03 DEZ 2010
DAEV substitui 3,5 mil hidrômetros para combater vazamentos

O DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos) deu início à substituição de 3,5 mil hidrômetros em toda a cidade. O trabalho integra o Plano Diretor de Perdas da Autarquia, implantado na administração do prefeito Marcos José da Silva, que estabelece manutenções preventivas com objetivo de minimizar perdas físicas, ou seja, vazamentos de água, e de faturamento. Os aparelhos trocados são aqueles com mais de oito anos de uso e o trabalho está sendo executado por regiões e sem custos para o consumidor. O primeiro bairro beneficiado esta sendo o Jardim Pinheiros, onde 400 hidrômetros devem ser substituídos até o final deste mês.
Segundo o presidente do DAEV, Rover José Rondinelli Ribeiro, em seguida o trabalho de substituição dos hidrômetros atingirá a região do Jardim São Marcos. “A conclusão dos serviços em toda a cidade está prevista para o final do ano”, afirma. Os hidrômetros retirados são aferidos e trocados por novos, por meio de contrato de permuta entre o DAEV e empresa especializada.
Rover explica que as trocas se fazem necessárias, pois o mecanismo interno dos hidrômetros de oito anos ou mais já está desgastado. “Os aparelhos acabam não registrando de forma correta as vazões de consumo, causando problemas de ordem financeira ao DAEV. Além disso, em muitos casos, por não computar pequenos volumes de água, o proprietário não consegue identificar pontos de vazamento e nem fazer um controle adequado de seu consumo e conseqüentemente, sem perceber, promovem o desperdício inconsciente de água”, detalha.
“Estamos passando por um período critico de estiagem e cabe a cada um de nós fazer a sua parte, buscando um consumo racional. Só podemos fazer um controle racional e real se o equipamento que mede nosso consumo diário estiver registrando corretamente”, destaca o presidente do DAEV. Ele afirma que este trabalho é realizado de forma constante para atender sempre as necessidades dos consumidores. “Não prestamos apenas um serviço técnico, mas também realizamos um trabalho de conscientização para o uso racional e mais correto deste bem precioso e cada vez mais escasso que é a água”, finaliza.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024