03 DEZ 2010
Córregos Invernada e Capuava serão canalizados
O diretor presidente da Rota das Bandeiras, concessionária que administra a Rodovia Dom Pedro I, Luiz Cesar Costa, esteve no último dia 21, quarta-feira, no gabinete do prefeito Marcos José da Silva para conversar sobre obras que a empresa irá realizar em Valinhos a partir do ano que vem. As mais aguardadas são as canalizações de trechos do Córrego Invernada e do Ribeirão Pinheiros no bairro Capuava, têm início previsto para abril de 2011. Também participaram do encontro o responsável pela comunicação institucional do grupo, Marco Benatti, o chefe do gabinete do prefeito, Sebastião Maria, o secretário de Obras Públicas, José Antonio Francisco Alves, e o engenheiro da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Oscar Beseggio. A realização das obras de canalização de trechos do Córrego Invernada e do Ribeirão Pinheiros, no bairro Capuava, fazem parte de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), estabelecido em 2008 entre o Ministério Público, o Governo do Estado, a empresa Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), para garantir a remediação do dano ambiental por conta da construção do trecho leste do Anel Viário Prefeito Magalhães Teixeira (SP-83), que liga as rodovias D. Pedro (SP-65) e Anhanguera (SP-330). Com a privatização das rodovias para a Rota das Bandeiras, a empresa assumiu a realização do TAC. De acordo com o diretor presidente da Rota das Bandeiras, há o compromisso de as obras iniciarem em abril do ano que vem. “Para tanto, vamos nos reunir com representantes da Prefeitura que ass secretarias de Obras Públicas e de Planejamento e Meio Ambiente para conversar. Temos a percepção de que essa integração com as cidades em que atuamos tem que acontecer. Queremos desenvolver outras parceiras com a Prefeitura”, afirmou. As obras na Avenida Invernada serão efetuadas desde a portaria da Unilever até o Viaduto Abílio Franceschini (Avenida Onze de Agosto). “Nesses trechos serão realizadas contenção das margens e execução de novas travessias em concreto na Rua Campos Salles e Rua Paulo Setubal”, explicou o secretário Alves. Já no Ribeirão Pinheiros, no bairro Capuava, será realizado um canal em concreto para contenção das margens e rebaixamento do leito do rio, desde a passarela até as proximidades da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos), abrangendo 760 metros.

Enchentes O acordo judicial para a obtenção dessas obras foi promovido pelo promotor José Roberto Albejante, da Promotoria do Meio Ambiente, autor da ação civil pública impetrada em 1995, quando a construção do Anel Viário estava parada, solicitando a reversão dos efeitos negativos da paralisação em razão de prejuízos ao meio ambiente. Houve danos nas áreas de preservação permanente cortadas pela nova rodovia, além de intensa erosão em aterros abandonados sem qualquer vegetação, causando assoreamento de córregos e lagos do entorno. Valinhos, por exemplo, registrou em 1999 a maior enchente da sua história, devido ao aumento do volume de água direcionado aos córregos do município em razão da execução das obras no Anel Viário. O Córrego Invernada transbordou levando carros e alagando imóveis nas proximidades. No Capuava, cerca de 25 famílias tiveram que ser removidas de suas residências para imóveis que foram alugados pela Prefeitura. Uma outra forte enchente voltou a ocorrer em 2005, logo nos primeiros meses do governo Marcos. E foi em razão dessa situação que o prefeito determinou a realização dos estudos de macro-drenagem na cidade. Na época, os recursos necessários para a realização das obras ficavam na casa de R$ 10 milhões e o município não dispunha desse valor para executá-las. Além das obras da Rota das Bandeiras, o prefeito Marcos conseguiu junto ao Governo Federal a inclusão de Valinhos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Drenagem. Dentre as quatro obras selecionadas está a construção da segunda via da Avenida Invernada, bacia de contenção de água e canalização do Córrego Invernada, no trecho que vai do Clube Atlético Valinhense até a interseção da Rua Carlos Stevenson, que compreende cerca de 1,4 quilômetros. Para esse trecho serão repassados pelo Governo Federal mais de R$ 4,3 milhões. O projeto técnico já foi aprovado e o dinheiro está disponível, mas para que a obra seja liberada falta a aprovação do Ministério Público do estudo ambiental. O governo Marcos também realizou em 2006, a canalização e alargamento das margens do Córrego Invernada em cerca de 30 metros nas proximidades da portaria da Unilever.