03 DEZ 2010
Fundo forma alunos em cursos de padaria, confeitaria e artesanato

Projeto de geração de renda já beneficiou mais de 4 mil pessoas desde 2005
Mais 35 pessoas se formaram nesta terça-feira, dia 29, em cursos de capacitação profissional e geração de renda do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos. Desta vez, foram os 11 participantes de padaria artesanal, os 10 de confeitaria fina e os 14 de artesanato que receberam os certificados das mãos do prefeito Marcos José da Silva e da presidente do Fundo, Terezinha Moysés, em cerimônia realizada na sala de cursos do órgão, na Casa do Adolescente. O resultado do que aprenderam, como bonitos bolos, pães, doces e artesanatos, foi colocado à mostra para que todos conhecessem a qualidade dos produtos. A presidente da Câmara Municipal, a vereadora Dalva Berto, foi representada no evento por assessor. Ao todo, mais de 4 mil pessoas já foram beneficiadas pelo projeto de capacitação profissional e geração de renda desenvolvido pelo Fundo desde 2005, na administração do prefeito Marcos, que oferece cursos gratuitos em diversas áreas.
“Quero dizer a vocês a alegria de mais uma vez estar aqui, como prefeito do nosso povo de Valinhos, vendo o que estou vendo. É muito difícil em nossa região um exemplo como esse aqui, onde há uma interação, integração e parceria entre o poder público e as pessoas que moram na cidade. Eu costumo dizer que não adiantaria nada se não houvesse a participação e o interesse de vocês em virem ao encontro de nossas propostas e projetos de gerar empregos e oportunidades que possam ajudar no orçamento familiar. Fico feliz de conversar com pessoas nas ruas que me dizem que os cursos do Fundo possibilitaram que encontrassem um emprego ou que ajudam no orçamento familiar”, falou o prefeito.
Marcos também destacou que o projeto de capacitação profissional e geração de renda do Fundo é referência em toda a região ao beneficiar mais de 4 mil pessoas nos últimos quase seis anos com cursos gratuito de qualidade, entre eles o programa de Inclusão Digital, que já formou mais de 2.500 pessoas, empregada doméstica, corte e costura, introdução à moda, montagem e manutenção de bicicletas em parceria com o SENAI (Serviço Nacional da Indústria).
O prefeito citou o exemplo da comerciante Alice Benedita Cândido de Andrade, do Country Club, que estava presente para receber mais um diploma, o de confeitaria fina e que montou seu próprio negócio depois de participar de vários cursos do Fundo. “Eu sempre falo de um ícone, a Alice, que chegou um dia, assim como vocês, bem simples, tranqüila e participou de um dos cursos de panificação, e quando menos se esperava, quando fui inaugurar uma obra de instalação de distribuição de água no bairro, um sonho dos moradores de lá, fomos convidados a tomar um café na casa dela e, no que abriu a porta, havia uma mesa como esta forrada de doces, salgados e pães. Por conta do aprendizado que ela recebeu aqui, hoje ela tem sua padaria onde vende uma série de produtos”, contou.
Alice também reconhece as oportunidades oferecidas pelo órgão. “Fiz sete cursos, entre eles culinária, padaria artesanal, Inclusão Digital e agora este de confeitaria fina. Tudo o que aprendi, desenvolvi no meu trabalho. Em 2007 estava sem trabalho e precisava cuidar do meu marido, na época doente, e dos filhos. Tinha que fazer alguma coisa em casa para ganhar dinheiro. Ao fazer o primeiro curso, o de padaria artesanal, passei a ajudar meu pai na padaria que ele tinha acabado de montar. Dois anos depois montei meu próprio negócio, uma lanchonete no mesmo bairro, onde ofereço produtos sempre diversificados e tenho um disk-pizza. A vida da minha família foi transformada depois destes cursos e mudou para melhor. Agora trabalhamos todos juntos”, contou.
Novas oportunidades
Outra formanda é Manoela Correia da Silva, também participante do curso de confeitaria. Esta foi a segunda vez que fez um curso promovido pelo Fundo. Primeiro foi o de panificação e agora, para se aperfeiçoar, este de confeitaria. “Os cursos são ótimos e dá para aprender bastante. Pretendo dar continuidade aos cursos, pois penso em trabalhar nessa área. Se capacitando fica mais fácil de arrumar um emprego. Adorei o curso. Valeu a pena", disse.
“Estou vendo que vocês aprenderam mesmo. Está tudo muito bonito. Espero que coloquem o aprendizado em prática. Parabéns a todos”, disse a presidente do Fundo, Terezinha, ao destacar que os cursos de capacitação profissional e geração de renda integram o projeto de responsabilidade social desenvolvido pelo órgão desde 2005.