03 DEZ 2010
DAEV implantará sistema de telemetria em toda a cidade

Modelo para economia de energia em todo o país, de acordo com dados da CPFL Paulista (Companhia Paulista de Força e Luz), a Prefeitura de Valinhos, por meio do DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos) investirá pela terceira vez consecutiva em tecnologia com a implantação do sistema de telemetria (monitoramento à distância por meio de ondas de rádio) em toda a cidade. Depois de Campinas, o município será a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a adotar o método para melhoria do sistema de abastecimento de água. Será investido, por meio de verba repassada pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), cerca de R$ 1 milhão e em contrapartida a Autarquia prevê uma redução de R$ 38 mil ao ano em gastos com transportes e de 15% em consumo de energia elétrica de R$ 10.000,00/mês.
De acordo com o presidente do DAEV, Rover José Rondinelli Ribeiro, além da economia, a implantação da telemetria possibilitará uma maior eficiência e rapidez na solução de problemas operacionais do sistema de abastecimento de água, melhorando cada vez mais a qualidade dos serviços prestados, o que vai ao encontro da política administrativa do prefeito Marcos José da Silva. “Também a utilização deste método, ao contribuir com a preservação do meio ambiente, com menor consumo de energia, conta ponto para o programa do governo do Estado Município Verde”, complementa.
Rover afirma que o edital de licitação para execução dos serviços será publicado na segunda quinzena de abril. Ele explica que a implantação do sistema ocorrerá gradativamente durante cerca de um ano, a partir de junho, em 25 pontos que compõem o sistema de abastecimento de água da cidade, entre processo de captação, estações de tratamento e reservatórios.
O primeiro local que passará a adotar a telemetria será o ponto de abastecimento do Rio Atibaia, que fica na Rodovia Dom Pedro I e é responsável por 60% do fornecimento de água em Valinhos, incluindo as regiões do Jardim Pinheiros, Jardim São Marcos, Parque Portugal, Novo Mundo, Jardim Paraíso, Parque das Colinas, Vila Santana, Bom Retiro, São Pedro, Figueiras e Palmares.

Investimentos anteriores

O presidente do DAEV recorda que no início deste ano o DAEV anunciou a adoção do mesmo sistema no reservatório de água e poços profundos que abastecem o bairro do Country Club e em setembro do ano passado em parte do processo de abastecimento de água na ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, na casa de bombas da Rua Campos Salles, e no Reservatório de Água do América II, marcando a inauguração do CCO (Centro de Controle de Operações), da Autarquia, que fica na área da ETA 2. Construído pela Autarquia, o CCO foi equipado pela CPFL, com investimentos de R$ 400 mil, para melhorar a eficiência e reduzir os gastos com energia elétrica em 21%, o que corresponde a R$ 6 mil por mês.
Rover destaca ainda que no Country Club a implantação do sistema de telemetria foi possível graças à economia da administração municipal durante a execução da obra do sistema de abastecimento, vinculada ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. “A obra custou R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2,8 milhões repassados a fundo perdido e o restante, cerca de R$ 700 mil, pago pelo município. Como houve uma sobra em caixa, o DAEV entrou com um pedido na CEF (Caixa Econômica Federal) para que a verba fosse reaproveitada na telemetria”, explica.