03 DEZ 2010
Recape da Rod. dos Andradas está em andamento
As obras de recapeamento da Rodovia dos Andradas, que liga Valinhos a Vinhedo, voltaram a ser executadas nesta terça-feira, dia 18, pelo acostamento da via do lado da ferrovia, a partir das proximidades da Rua Genésia Gimenez Aricó, no bairro Ponte Alta, onde os trabalhos tinham sido paralisados. Já uma outra frente iniciará a construção de galerias pluviais na Rua Alfredo Zacharias, que dá acesso ao Hospital e Maternidade Galileo, para a posterior construção de guias e sarjetas e pavimentação.
Até esta segunda-feira, dia 17, as obras estavam centradas na Rua Vitaliano Pelegatti. Após a instalação de galerias de águas pluviais, guias e sarjetas, está em fase de conclusão a pavimentação dos 250 metros da via. A pavimentação desta rua, que é paralela à rodovia, foi necessária para o andamento das obras de recapeamento, pois nesse trecho será necessário o desvio do trânsito para a Vitaliano Pelegatti, para que seja construída uma galeria cortando a rodovia.
Nos demais pontos da rodovia, a pavimentação está sendo executada alternando as mãos de direção, sem a necessidade de deslocamento do tráfego. As obras nos acostamentos, que já atingiram 40 % da rodovia, consistem em escavações para preparação da base e asfaltamento.
O recapeamento da Rodovia dos Andradas era uma melhoria aguardada há anos pelos moradores dos dois municípios e foi conseguido pelo prefeito Marcos José da Silva, por intermédio de emenda parlamentar da deputada federal Aline Corrêa, na ordem de quase R$ 1,5 milhão, recurso este do Governo Federal. A Prefeitura entrou com a contrapartida de 10%, e ao todo o custo da obra é de R$ 1.630.310,00.
A Rodovia dos Andradas terá 2.450 metros recapeados inclusive acostamentos, reparos na rede de galerias de águas pluviais, sinalização horizontal, vertical e semafórica, limpeza da área,  recuperação de bocas de lobo e plantio de grama.

Importância
O prefeito Marcos destacou a importância dessa obra para Valinhos, uma vez que a via liga dois municípios e é muito utilizada tanto por veículos de passeio quanto para escoamento de mercadorias. Segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito, cerca de 22 mil veículos transitam pela via por dia. O prazo para a conclusão das obras está determinado em contrato para o mês de julho, mas a Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura informa que esse prazo poderá sofrer atraso por conta das chuvas que tiveram uma duração bastante longa este ano.
"Há anos a via não recebia asfalto novo, apenas operação tapa-buraco. Era uma melhoria que me era sempre cobrada e que agora estamos executando. Temos que agradecer muito à deputada Aline Corrêa que tem tratado Valinhos com muito carinho e acompanhado esse projeto de perto, tendo inclusive vindo verificar pessoalmente seu andamento", explicou o prefeito.