02 DEZ 2010
CCZ ampliado e reformado será entregue dia 3

A administração municipal fará a entrega do prédio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) ampliado e reformado no próximo dia 3 de outubro, sábado, às 10 horas. A unidade está instalada na Alameda das Mangueiras, 828, via principal de acesso ao Parque Valinhos. As obras incluíram a construção de 240 metros quadrados, distribuídos em salas para centro cirúrgico, manipulação de veneno e coleta, além de seis baias para canil e uma para gatil.
     Ligado ao Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria da Saúde, o CCZ desenvolve ações de prevenção às zoonoses, controla as populações de animais da área urbana e de animais incômodos ao homem, como ratos, escorpiões e morcegos. Esse controle visa prevenir as doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, como raiva, leishmaniose, leptospirose e febre maculosa.
     “O órgão tem o objetivo de prevenir, reduzir e eliminar o adoecimento e morte, bem como o sofrimento humano causado pelas zoonoses e doenças transmitidas por vetores, como insetos, carrapatos e caramujos, preservando a saúde das pessoas e animais, mediante conhecimentos científicos especializados e experiência da saúde pública veterinária”, destaca a diretora de Saúde Coletiva, Carina Missaglia Dias.

Programas
     Segundo ela, as ações são desenvolvidas a partir de vários programas existentes em saúde pública. O programa de controle da raiva consiste em captura e observação clínica de animais suspeitos, coleta e encaminhamento de amostras desses animais para diagnóstico laboratorial de raiva, vacinação de cães e gatos, bloqueio de foco de raiva, monitoramento das populações de morcegos e orientações técnicas.
Já o programa de controle populacional de cães e gatos consiste na educação para posse responsável, ou seja, a manutenção de animais de acordo com as leis vigentes, garantindo aos mesmos boas condições de vida, como saúde, alimentação, abrigo e bem-estar. Registro e identificação eletrônica de cães e gatos através de microchipagem e esterilização cirúrgica (castração).
     O CCZ também promove monitoramento de outras doenças transmissíveis por vetores (leptospirose, leishmaniose, febre maculosa e dengue); controle de animais “sinatrópicos” que são aquelas espécies que indesejavelmente coabitam com o homem (ratos, morcegos e carrapatos); controle de animais peçonhentos, vetores (insetos, carrapatos e moluscos); vistoria por solicitação da população (156) para orientação técnica. O órgão também promove ações educativas e atendimento clínico veterinário.
     Carina ressalta que o CCZ não é canil e nem depósito de animais. “Por lei o animal não mais desejado não poderá ser recebido pelo CCZ. O proprietário deverá promover obrigatoriamente a doação deste animal”. Ela lembra ainda que o órgão não recolhe qualquer cão solto na rua, apenas os que não possuem proprietário ou responsável, que estão ou têm suspeita de doença, para realizar a observação. O CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, telefones 3829-1252 e 3829-2197.