Páginas da STQ
1.2. Política de Backups de um Sistema de Gestão Pública
AVALIAR
1.2 Política de Backups de um Sistema de Gestão Pública

1.2.1. A Política de Backups de um Sistema de Gestão Pública é um conjunto de diretrizes e procedimentos estabelecidos para garantir a segurança e a disponibilidade dos dados e informações essenciais armazenados nesse sistema. Essa política visa proteger os dados contra perda, corrupção, exclusão acidental, desastres naturais e outros incidentes que possam comprometer a integridade e a continuidade das operações.
1.2.2. A seguir, apresento alguns elementos que podem compor a Política de Backups de um Sistema de Gestão Pública:
1.2.2.1. Objetivos:
Definir os objetivos da política, como garantir a disponibilidade contínua dos dados, a recuperação eficiente em caso de falhas, a proteção contra perdas de informações e a conformidade com regulamentações aplicáveis.
1.2.2.2. Responsabilidades:
Especificar as responsabilidades dos envolvidos na gestão dos backups, incluindo as equipes de TI, administradores do sistema, gestores de dados e demais partes relevantes.
1.2.2.3. Frequência e abrangência dos backups:
Determinar a periodicidade dos backups e a frequência com que os dados serão copiados. Também é importante definir quais informações serão incluídas nos backups, como bancos de dados, arquivos de configuração e outros dados críticos.
1.2.2.4. Métodos e tecnologias:
Descrever os métodos e tecnologias a serem utilizados para a realização dos backups, como backup em fita, disco rígido externo, armazenamento em nuvem ou soluções de replicação de dados.
1.2.2.5. Armazenamento e retenção:
Estabelecer as diretrizes para o armazenamento dos backups, considerando a segurança física e lógica dos dados. Definir também a política de retenção dos backups, ou seja, por quanto tempo os backups serão mantidos antes de serem substituídos ou descartados.
1.2.2.6. Testes de recuperação:
Determinar a realização periódica de testes de recuperação de dados, a fim de verificar a eficácia dos backups e garantir que os dados possam ser restaurados corretamente em caso de necessidade.
1.2.2.7. Segurança dos backups:
Estabelecer medidas de segurança para proteger os backups contra acesso não autorizado ou perda física. Isso pode incluir criptografia, controle de acesso, cópias off-site e outros mecanismos de segurança apropriados.
1.2.2.8. Procedimentos de recuperação:
Descrever os procedimentos a serem seguidos em caso de necessidade de recuperação dos dados a partir dos backups, incluindo a designação de responsáveis, etapas a serem seguidas e prazos para restauração dos sistemas.
1.2.2.9. Atualização da política:
Definir a necessidade de revisão periódica da política de backups, a fim de acompanhar as mudanças nas tecnologias, regulamentações e necessidades da prefeitura.
1.2.2.10. Conformidade com a legislação:
Garantir que a política de backups esteja em conformidade com as leis, regulamentos e normas aplicáveis, especialmente em relação à proteção de dados pessoais e à privacidade.