Município iniciou preparação da etapa intermediária do selo
Valinhos recebeu nesta segunda-feira, 22/8, o certificado do Selo Amigo do Idoso após cumprir as sete ações iniciais do Programa São Paulo Amigo do Idoso. A cidade foi um dos quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a obter o selo em evento realizado durante reunião da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp). A Prefeitura já desenvolve ações, visando o selo intermediário.
Na cerimônia, ocorrida no auditório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Cati), em Campinas, foram agraciadas com o selo inicial Itatiba, Pedreira, Jaguariúna, além de Valinhos. Desta forma, a cidade se torna referência em políticas públicas para esta parcela da população. O desenvolvimento do trabalho contou com a participação de várias secretarias da Prefeitura.
Segundo a Secretaria de Assistência Social e Habitação, a obtenção do selo inicial reflete a preocupação da cidade com os idosos. O certificado garante que hoje o município já possui infraestrutura adequada para atender esta população, aprimorando com as próximas etapas do selo, em termos de saúde, acolhimento e outros.
Após receber o Selo Inicial, o município tem mais 12 meses para cumprir as ações intermediárias previstas pelo programa. Valinhos já está com metade destas ações em andamento. A expectativa é concluir esta fase antes do prazo previsto. Atualmente, o município possui 16.091 idosos, o equivalente a 13,69% da população.
Programa - Ao total, são 638 municípios que aderiram ao programa estadual. O selo foi criado com o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. Existem ainda as etapas do selo pleno, além das do intermediário. Os pilares de atuação do projeto são saúde, educação, participação e proteção.
Valinhos aderiu ao Programa São Paulo Amigo do Idoso em 2013, engrossando o grupo de 637 cidades. Lançado em 2012, o programa objetiva o envelhecimento saudável e ativo, por meios de ações de inclusão social, desenvolvimento, atenção à saúde, educação e lazer.
As ações obrigatórias para obtenção do selo inicial já realizadas por Valinhos foram: criar o Conselho Municipal do Idoso; realizar diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso; realizar diagnóstico com os idosos do município; incluir ações para garantia dos direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social. Também é necessário adequar e ampliar a cobertura vacinal de idosos; implantar ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos, além de implantar ações para garantir acessibilidade aos idosos no transporte público municipal
Já para o Selo Intermediário são três ações obrigatórias e três eletivas, tais como ações de saúde bucal de idoso, formalizar parcerias com 2º e 3º Setores voltadas para ações com idosos, criar o Fundo Municipal do Idoso e outros.
Enquanto as obrigatórias são:
1 - Cadastrar os idosos no CadÚnico
2 - Cadastrar os idosos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com identificação de suas necessidades de saúde
3 - Criar Programa de Qualificação e Formação dos funcionários envolvidos com transporte público