Mais de 100 atletas de vários estados participaram das disputas
A equipe paulista, com cerca de 60 participantes e que representou o Estado de São Paulo no 15º campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Luta de Braço, sagrou-se campeã e contou com atletas de Valinhos que fizeram a diferença na conquista do título.
A competição foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes ‘Vereador Pedro Ezequiel da Silva’, nos últimos dias 12 e 13/8, e organizada pela CBLBH (Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo) com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Valinhos.
Dos representantes do município, no feminino, houve a conquista de títulos por Juliana Soares, campeã na categoria 50 quilos com o braço direito; Clélia Goulart, campeã na categoria 65 quilos com os braços direito e esquerdo; Rose Santos, campeã na categoria 70 quilos com os braços direito e esquerdo; Já Roberta Nicolau disputou em duas classes: na categoria 80 quilos sênior foi a 3ª colocada com o braço direito e na categoria 80 quilos máster campeã com o braço direito e esquerdo.
No masculino Marcelo Oliveira sagrou-se campeão da categoria 90 quilos com os braços direito e esquerdo; Luciano Silva, da categoria 110 quilos foi campeão com o braço esquerdo e 3º colocado com o braço direito; e na categoria super pesada Paulo Massud ficou em primeiro lugar com o braço direito. Na classe ACD (Atleta com Deficiência), categoria pesada, Alexandre Postali garantiu dois títulos: campeão de direita e vice na esquerda.
O campeonato teve início na sexta feira dia 12/8 com a pesagem dos 112 atletas de seis Estados da União; São Paulo, Mato Grosso do Sul (2º colocado na competição), Minas Gerais (3º colocado), Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná.
Antes da abertura do campeonato no dia 13/8 o valinhense Mauro Páscoa, árbitro que atua internacionalmente, ministrou uma palestra de capacitação dos árbitros da CBLBH.
Após o evento o presidente da CBLBH e também secretário de Esportes e Lazer de Valinhos, Paulo Sabioni, comemorou a convocação para a Seleção Brasileira de Luta de Braço de 8 valinhenses Rose Santos, Juliana Soares, Clélia Goulart, Roberta Nicolau, Marcelo Oliveira, Paulo Massud, Bruno Pedro e Luciano Silva.
“Estaremos presentes mais uma vez no mundial de luta de braço, temos muita esperança da conquista de medalhas, pois os atletas de Valinhos são de altíssimo nível”, destacou. O 38º Campeonato Mundial de Luta de Braço será na Bulgária, em setembro.