Artista considera gratificante contribuir com o fomento cultural de Valinhos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura de Turismo, apresenta nesta quinta-feira, 4/8, a programação de abertura do novo Espaço Cultural Multiuso, localizado no antigo prédio onde funcionava anteriormente o Centro Cultural ‘Vicente Musselli’, na Avenida Joaquim Alves Correia, 627, no bairro Santo Antonio. O evento terá início às 19h e entrada gratuita com a exposição de foto-recortes intitulada ‘Quando Não Vejo Mais’, seguida de duas oficinas e roda de conversa com a fotógrafa Helena Giestas.
A mostra de foto-recortes traz imagens tridimensionais de pessoas que cruzaram o caminho da fotógrafa pelas ruas e estradas do País. "É gratificante contribuir com o fomento cultural da cidade”, destaca Helena. Nos demais dias, a exposição poderá ser visitada das 8h às 18h.
Segundo a fotógrafa, todo o trabalho é manual. ‘As fotos são em recortes montadas sobre três tipos de suportes: terá duas obras-rolos, que são recortes para rolo de papel, em caderno e em transparência em moldura na parede”, explica.
O público interessado em aprofundar mais sobre a técnica empregada por Helena poderá participar de duas oficinas gratuitas, realizadas nos dias 10 e 18/8, entre 14h e 16h. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, as inscrições devem ser feitas no local e as vagas são limitadas. Já a roda de conversa irá abordar o tema ‘Fotografia Contemporânea’ e está prevista para dia 23/8, às 19h também com entrada gratuita.
O trabalho da artista ainda pode ser conferido no site www.cantodafoto.com.br. A mostra é resultado da participação de Helena no Programa de Ação Cultural (ProAC ) 2015, que apoia financeiramente projetos artísticos, selecionados por meio de editais. Informações sobre as atividades no Espaço Cultural Multiuso podem ser obtidas pelo telefone 3871-3646.
Além de programações culturais, o Espaço está destinado à acolher ensaios da Corporação Musical, Orquestra de Violas Cultura Caipira, Filarmônica de Valinhos, Coral Municipal, Corpo de Baile, que não tinham espaços próprios para ensaiarem. Também neste prédio são destinados espaços ensaios de grupos de teatro e de dança ligados ao Centro Cultural e que representam Valinhos em festivais.