Classificação é resultado da qualidade do trabalho ofertado à cidade
O grupo Step Company do Centro Cultural Vicente Musselli ficou em segundo lugar no 34º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, que vai até 30/7. Os bailarinos apresentaram a coreografia ‘Não é acaso’, no estilo Danças Urbanas, na noite desta quarta-feira, 27/7. Segundo o Guinness Book, o festival é considerado o maior do mundo.
A Secretaria de Cultura e Turismo, responsável pelo Centro Cultural, considerou a classificação como ‘uma excelente colocação’. Para a pasta, o resultado reflete a qualidade do serviço ofertado à cidade, demonstrando o empenho e profissionalismo dos envolvidos na área de Dança – o local oferece ainda cursos nas áreas de Música, Artes Visuais e Cênicas. A última vez que a cidade competiu no festival foi com o Grupo Compasso, que ficou em terceiro lugar, em 1999.
A classificação foi na categoria duo sênior, com os bailarinos Felippe Favero e Vinícius Junqueira, sob orientação da professora Vanessa França. Para chegar neste resultado, o grupo enfrentou na fase inicial 51 inscritos do Brasil inteiro, inclusive de outros países - passaram somente quatro coreografias, entre elas a do Centro Cultural.
Nesta edição, em primeiro lugar nesta categoria ficou a Kahal School, de São Paulo, com a coreografia ‘Fliper’, enquanto a terceira colocação foi para o Núcleo 7.0, do Rio de Janeiro, que apresentou a coreografia ‘The other side’.
Além da mostra competitiva, o Centro Cultural garantiu presença com muitas coreografias exibidas no palco aberto do festival. Estas participações são somente apresentações ao público presente.
Participação - Foram selecionadas 205 coreografias de 126 grupos do Paraguai e 14 Estados do Brasil, distribuídas nos diferentes gêneros Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Populares, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado.
O 34º Festival de Dança de Joinville é mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville. O evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas numa média de 170 horas de espetáculos, o que valeu a citação como o maior festival dança do mundo pelo Guinness Book desde 2005.