Mais de 156 pessoas aguardavam procedimento desde 2009
Pacientes de oftalmologia que aguardavam desde 2009 para realização de exame de campimetria computadorizada, que investiga e avalia o campo de visão central e periférica, começaram a ser atendidos pela Secretaria da Saúde por meio de empresa contratada por licitação pública. A fila de espera é de 156 pacientes.
Segundo a pasta, o atraso no atendimento se deve à dificuldade em encontrar clínica que oferece esse serviço na região. O Departamento de Avaliação, Controle e Regulação vinha fazendo contato com as clínicas especializadas para a tomada de preço e a confirmação das interessadas em participar do processo de licitação há mais de um ano.
O encerramento do processo ocorreu em maio com a empresa Instituto Suel Abujanrra, clínica especializada em diagnóstico e cirurgias oftalmológica, vencedora do pregão presencial. Localizada em São Paulo, a empresa também ficou responsável pelo transporte dos pacientes. O contrato é para o período de 12 meses, podendo ser renovado por até 60 meses.
O exame - Campimetria computadorizada é uma especialidade oftálmica para investigar e avaliar com alta precisão o campo de visão central e periférica do paciente, detectando áreas sem visão ( escotomas ) que podem ser ocasionadas por diversas patologias.
O procedimento é indispensável para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com glaucoma e é de grande importância para o diagnóstico preventivo de patologias oculares ou do sistema nervoso central que poderá levar o paciente a perda total de visão.