Proerd foi direcionado ao 5º e 7º ano de escolas municipais e Sesi
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido por meio de convênio com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, atingiu em Valinhos neste 1º semestre 1.230 alunos do 5º e 7º ano de escolas municipais e Sesi.
Para marcar o encerramento das atividades das turmas de 5º anos, estão sendo promovidas solenidades de formaturas com a presença do coordenador do programa cabo Ortiz, autoridades, educadores, alunos e familiares.
Nas escolas municipais, as cerimônias de conclusão do 5º ano foram abertas no dia 30/6 na Emeb Carlos Carvalho Vieira Braga, com sequência em 1/7 – Emeb Antônio Persegheti, 4/7 – Emeb Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, 6/7 – Emeb Fanny Moletta e 8/7 – Emeb Luiz Antoniazzi. Já do Sesi a formatura foi dia 26/4 na Câmara Municipal.
Segundo cabo Ortiz, que está no programa há 10 anos, foram 500 alunos atingidos, com uma aula por semana sobre prevenção ao uso de drogas e bullying. “O programa apresenta os efeitos das drogas e ensina aos estudantes as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal”, explica cabo Ortiz.
Já o 7º ano é coordenado pelo cabo Polizelli. Como os estudantes já passaram pelo programa no 5º ano, a atividade é de reforço, sem a realização de formatura. Segundo o policial, nesse semestre foram atingidos 730 alunos das Emebs Padre Leopoldo, Luiz Antoniazzi, Cecília Meireles e Edna Aparecida Bampa da Fonseca, além do Sesi.
Há cinco anos no programa, Polizelli explica que com os adolescentes a temática é ‘Caindo na Real’, abordando questões como a importância do controle das emoções, de se ter sonhos de vida, de ficar longe de locais e pessoas ligados às drogas.