Antiga sede será utilizada como espaço multiuso para exposições e ensaios
As novas instalações do Centro Cultural ‘Vicente Musselli’ foram entregues oficialmente pela Prefeitura no sábado, 25/6, com diversificada programação cultural durante toda a tarde e sorteio de prêmios.
A inauguração contou com a presença de secretários municipais, alunos do Centro, classe artística da cidade e também da família Musselli, entre eles o cantor e compositor ‘Sapo Musseli’, da saudosa Banda do Brejo.
O local que abrigava o antigo Sesi 299 passou por reformas e adaptações para receber os cerca de 3,5 mil alunos dos 26 cursos livres de artes oferecidos pela Secretaria de Cultura e Turismo e também a parte administrativa da Secretaria.
O antigo violão usado pelo seresteiro Vicente Musselli recebeu restauração e agora faz parte do acervo cultural do Centro, como forma de perpetuar a memória de um dos músicos mais dedicados de Valinhos.
Aulas terão início em agosto
De acordo com a Secretaria, as aulas no novo espaço serão iniciadas em agosto quando os alunos retornam das férias dos cursos oferecidos. Já o atual imóvel, localizado na Avenida Joaquim Alves Corrêa, passará a ser um espaço cultural multiuso, acolhendo os ensaios da Corporação Musical, Orquestra de Violas Cultura Caipira, Filarmônica de Valinhos, Coral Municipal, Corpo de Baile, sendo que não tinham espaços próprios para ensaiarem. Também neste prédio serão destinados espaços para exposições de artes e ensaios de grupos de teatro e de dança ligados ao Centro Cultural e que representam Valinhos em festivais.
A área total de construção do atual prédio do Centro Cultural corresponde 1.184,56 m². Já área total de construção do novo prédio é de 1.946,05 m².
Atualmente, são ministrados os seguintes cursos: em artes há desenho artístico, pintura em tela, artesanato e artes plásticas; em dança Ballet Clássico, Dança do Ventre, Flamenco, Jazz, Dança de Salão, Dança de Rua, Dança Contemporânea, além de Capoeira. Já em música há Acordeon, Violão Popular, Violão Clássico, Violino, Teclado, Flauta Doce, Flauta Transversal, Técnica Vocal, Saxofone, Harmonia Música Moderna, Escaleta e Cavaquinho. Também há o curso de Artes Cênicas na modalidade Teatro. Muitos dos cursos são inclusive oferecidos dentro do projeto Catavento Cultural, levado às comunidades dos bairros mais distantes do Centro e projeto Janela Aberta.