Unidade valinhense completou 40 anos no início de junho
A Escola Senai de Valinhos realizou, no dia 21/6, no Auditório Municipal, a solenidade de formatura dos 112 alunos que concluíram o curso de Aprendizagem Industrial, nas ocupações Mecânico de Usinagem em Máquinas Convencionais, Eletricista e Auxiliar Administrativo. Eles representaram os mais de mil alunos de diversos cursos, que já se formaram no 1º semestre.
A unidade completou em 1º de junho, 40 anos de atividades no município e já formou mais de 76 mil alunos. Desde 4 de janeiro, a escola opera provisoriamente nas novas instalações que ainda está em fase de montagem dos equipamentos. A nova escola de 8 mil m² construída no terreno cedido pela municipalidade do antigo campo do Santo Antonio recebeu investimentos maciços destinados ao novo prédio e aos equipamentos voltados às áreas tecnológicas da metalmecânica, eletroeletrônica, plástico, manutenção, automação industrial, automação predial, tecnologia da informação e logística em atendimento às principais vocações industriais de Valinhos e Vinhedo, o que permitirá a ampliação da oferta de cursos de aprendizagem industrial, técnicos e de formação inicial e continuada.
A solenidade de formatura foi presidida pelo professor Luiz Carlos Allegretti, diretor da Escola Senai de Valinhos, que destacou a importância da escola como instituição de elevado potencial transformador e a engenharia de educação profissional adotada pelo Senai, que tem como premissa o 'aprender fazendo'. “No campo dos valores confere aos alunos identidade social para que, por meio do trabalho, possam contribuir para o desenvolvimento da nação e usufruir dos direitos de cidadãos plenos”, ressaltou.
O prefeito Clayton Machado foi patrono pela 4ª vez consecutiva e destacou que a nova escola proporcionará aos jovens melhores condições para o aprimoramento profissional.
O empresário Robinson Krebs, diretor industrial da Krebsfer Industrial Ltda., paraninfo da 16ª turma de formandos e industrial homenageado, destacou aos jovens a importância da formação profissional e da continuidade dos estudos como fator de empregabilidade. “Em nossa empresa de cada dez funcionários oito tem formação Senai”, informou.
O evento contou com a presença prestigiosa do empresário José Nunes Filho, diretor titular do Ciesp – Regional Campinas, representando o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.
Também prestigiaram a solenidade o empresário Éder Trevisan, diretor do DEMPI; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Torrezin; o secretário municipal de Educação, Rogério de Castro Miotto; o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Wilson Ventura; o secretário municipal de Planejamento Fabiano Fiori; o secretário municipal do Gabinete do Prefeito, Odeismar de Brito; e o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Marco Aurélio Padilha Junior.
Destaques - O evento contou com a apresentação musical pelos alunos e o orador das turmas foi o aluno Pedro Manhani José. Já o docente homenageado foi Henrique Pompeo da Silva . As mães foram homenageadas com uma rosa entregue pelos formandos. Além de orador, o aluno da ocupação Mecânico de Usinagem em Máquinas Convencionais, Pedro Manhani José recebeu o prêmio “Roberto Mange” de melhor aluno do curso de Aprendizagem Industrial, aprendiz da Krebsfer Industrial Ltda. Ele recebeu das mãos do diretor do Senai a importância de R$ 880,00.