Valinhos será a primeira cidade fora do continente europeu a contar com os benefícios do software Cividas
A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente está testando internamente o software Cividas, implantado pela Imatia Innovation em parceria com a Multispectral Mapas Digitais. A plataforma de governo eletrônica facilitará a rotina dos engenheiros civil e arquitetos, além da população, no que se refere ao protocolo eletrônico para aprovação de edificação. Os profissionais passarão a fazer os pedidos on-line, sem a necessidade de presença física para protocolar na Prefeitura.
As soluções digitais e-gov, apresentadas à Prefeitura em 2013, otimizam, modernizam e permitem o acompanhamento dos processos internos da construção, seja residencial, comercial, de serviços, institucional e industrial. Segundo o presidente no Brasil da Imatia, Pol Tió, o valor da ferramenta é a garantia da transparência das etapas até a liberação da certidão do Habite-se (documento que atesta que o imóvel foi construído obedecendo às exigências da Prefeitura para a aprovação de projetos).
A ferramenta utilizada já está em sua versão atualizada e a ideia é ampliar, gradativamente, o volume de serviços on-line disponíveis. “Vai modernizar os métodos de aprovação para construção, utilizando um protocolo de pedido digital”, explica o secretário Fabiano Fiori. Após a liberação ao público, tanto o responsável quanto o contratante poderão acompanhar o andamento interno do projeto por recebimento de e-mail.
Inicialmente, está prevista a realização de quatro serviços. Entre eles estão a obtenção da licença de obra, em duas modalidades, ficha técnica (ficha informativa com dados do imóvel) e cadastro on-line do profissional. “Tudo será feito a partir do computador de casa ou escritório. Desde o protocolo do projeto da obra, o pagamento de taxa, pela geração de boleto, e toda documentação necessária poderá ser anexada com o uso da ferramenta”, detalha o secretário.
Benefícios – “O sistema Cividas é uma ferramenta potente e flexível que vai ajudar a introduzir a Prefeitura no mundo do eGovernment, se tornando uma administração mais eficiente, ágil, transparente e eliminando o papel”, avalia Tió.
A ferramenta, baseada em uma plataforma tecnológica de código aberto, foi criada na Espanha em 1999 e que está em operação em dezenas de administrações públicas da Espanha e agora Brasil. Valinhos será a primeira cidade fora do continente europeu a contar com os benefícios do software Cividas, sendo projeto-piloto na atual administração.