Trabalho está sendo feito também à noite em função de mudança climática
As baixas temperaturas levaram a Prefeitura a intensificar, junto às pessoas em situação de rua, os serviços de acolhimento por meio do Instituto Vida Renovada. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação tem percorrido os principais pontos do município durante a semana, a partir das 18h. Na última quarta-feira, foram abordadas as oito pessoas em situação de rua encontradas na região central; apenas uma aceitou auxílio.
A ação da equipe, composta por equipe técnica da secretaria, contando com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), deve durar todo o inverno. “O objetivo é conscientizar e convencer este público a ter o apoio da Prefeitura, evitando riscos com a permanência nas ruas”, explicou o secretário Marco Aurélio Padilha Junior.
O Vida Renovada também realiza abordagens durante o dia, trabalho também intensificado nas últimas semanas. Segundo o educador social da instituição, Iunes Nogueira Franco, a recusa em aceitar auxílio tem dois motivos: as regras básicas de convivência na instituição e a permanência nas ruas acaba tornando-se também caminho para doação de recursos financeiros, que muitas vezes contribuem para outras situações, como a dependência química.
“A maioria tem problemas com álcool. Eles não esboçam reação quando abordamos e falamos do frio. Em alguns casos tornam-se até agressivos”, detalhou. O objetivo de instituição de regras básicas, tais como horário de recolhimento e não uso bebidas alcoólicas ou outras substâncias, visa dentre outras situações, justamente o processo de instituição de projetos futuros e saudáveis. Conforme o educador, as regras colaboram com o trabalho da instituição, que é o de reabilitação social.
Ele explicou que encaminhamentos coercitivos não são meio legais. “No fundo, nada que é imposto causa efeito”, diz. Atualmente, o Vida Renovada tem 20 assistidos, sendo uma mulher. O educador reforça que este tipo de população é flutuante, portanto, o número pode variar, inclusive pelos ‘trecheiros’, pessoas que estão de passagem.
Instituto Vida Renovada- A abordagem às pessoas em situação de rua é realizada há dois anos pela Prefeitura, por meio do Vida Renovada. O objetivo é oferecer condições, como um teto e alimentação, para que possam retornar à família, conseguir recolocação no mercado de trabalho e encaminhamento a tratamento pela rede básica de saúde. Já quem deseja fazer doações pode entrar em contato com o Instituto Vida Renovada pelos telefones 3244-2070 ou 2080.