Técnico Barbosa elogia atuação forte dos meninos em quadra
A boa fase dos meninos do basquete, da Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos, na categoria Sub-19, é mais uma vez destaque. Comandados pelo técnico Zezé Romantini, a equipe que se manteve em quinto lugar no Campeonato Estadual na fase classificatória, acaba de garantir vaga para disputar a Série Prata da competição estadual, com início em agosto.
Apesar da eliminação da competição principal, ao jogar contra a equipe de Bauru, a favorita ao título estadual, por 113 a 30, nesta segunda-feira dia 13/6, em disputa no Ginásio Municipal de Esportes ‘Vereador Pedro Ezequiel da Silva’, o time de Valinhos comemora a boa colocação.
“É uma equipe relativamente nova. Foi formada em fevereiro pela Secretaria de Esportes, mas já dá mostras que tem potencial para enfrentar grandes adversários”, garante o técnico. Na rodada anterior do campeonato, os meninos de Valinhos venceram o já consolidado XV de Piracicaba por 71 a 68, dia 6/6.
Integrada pelos atletas Matheus, Gustavo, David, Igor Gomes, Vitor, João Pedro, Igor Romantini, Vinícius e Lucas, a equipe tem chamado a atenção até mesmo de grandes nomes do basquete nacional.
O técnico José Carlos Barbosa, que esteve na cidade no último dia 10/6 acompanhando as meninas da Seleção Brasileira de Basquetebol em um amistoso inédito no Ginásio Municipal contra a equipe masculina, elogiou a atuação dos jogadores de Valinhos que tiveram a oportunidade de pela primeira vez jogar com uma equipe olímpica.
“Além de agradecer a Prefeitura por nos proporcionar este jogo-treino, quero cumprimentar pelo trabalho que está sendo feito por Valinhos no investimento a este esporte. Gostei da equipe masculina e também da feminina que jogou antes. Senti o bom trabalho”, destacou Barbosa.
O registro com a foto das duas equipes ganhou destaque no site da Confederação Brasileira de Basquetebol em matéria enfatizando o treinamento das meninas da seleção que estão concentradas em Campinas, na terceira semana de preparação para os 31º Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de 6 a 21 de agosto.
O jogo-treino contra o Sub-19 de Valinhos foi considerado por ambas as equipes bem equilibrado. Na disputa de três períodos de 15 minutos, as brasileiras saíram com a vitória por 86 a 73. Com mais três amistosos programados contra equipes masculinas Sub-17, o treinador Barbosa acredita que os jogos são importantes para tirar a equipe da rotina de preparação.
“Realizamos esse primeiro contra um time Sub-19 por ser sempre mais difícil, pois são homens maiores, com mais envergadura e que saltam mais. Um ótimo jogo-treino, com público e arbitragem oficial. Na minha avaliação foi bem positivo”, destacou Barbosa.
Ritmo rápido dos atletas foi marca do jogo-treino
Todas as jogadoras da seleção feminina de basquete entraram em quadra, no amistoso contra a equipe Sub-19 masculina de Valinhos, dia 10/6, com exceção da Isabela Ramona que ainda está se recuperando de cirurgia.
Para o jogo foi formada pelo técnico Barbosa três equipes que entraram nos três tempos. As grandes surpresas foram a volta da Adrianinha, que esteve muito bem, e a presença da Damiris já assumindo e se adaptando a uma função nova, que é a posição 3 (ala).
Das 18 atletas convocadas por Barbosa, apenas as pivôs Érika de Souza e Clarissa Santos, ambas do Chicago Sky, que estão disputando a WNBA, se apresentarão no dia 17 de julho.
Entre as atletas que pontuaram no amistoso estão Patrícia (9pts), Barbara (3), Damiris (16), Karina (4), Kelly (7), Nádia (2), Gilmara (4), Joice (2), Tatiana (3), Iziane (4), Adrianinha (3), Jaqueline (12), Ega (10), Palmira (5), Tainá (2).
“Os meninos botaram a gente pra correr, eles têm pique pra isto. Era o que precisávamos. Corremos atrás deles literalmente. Estamos em um ritmo bem pesado e aqui tivemos ótimos momentos, treinando a parte tática. Foi um bom ganho e agradecemos a cidade pela recepção”, disse Ega Garvão.
Joyce também considerou a partida proveitosa. “O nível foi bom. Estamos em adaptação ainda e em crescimento. Estes moleques aí estão de parabéns, são jovens e têm muita capacidade”.
O atleta João Pedro Romantini, de 19 anos e entre os 10 pontuadores do Campeonato Paulista na categoria Sub-19, classificou o amistoso como um grande treino para a equipe de Valinhos. “Deu pra sentir que a equipe das meninas está muito bem preparada. Tecnicamente sabemos que temos muito a crescer. Elas são adultas e nós da Sub-19 ainda, mas não deixamos por menos. Foi um jogo bem bacana. Elas acertam bem os arremessos e a cada bobeada nossa faziam várias bolas de três pontos”, comentou.
Lucas Batista disse que foi emocionante jogar contra uma seleção olímpica. “Temos que repetir amistosos como este. Aprendi bastante neste jogo com os estilos das jogadoras, principalmente com a pivô Nádia que é bem forte”.
Valorização do basquetebol de Valinhos integra ações da Secretaria de Esportes
A abertura do amistoso entre as equipe da seleção brasileira feminina de basquete e a equipe Sub-19 masculina de Valinhos, dia 10/6, foi acompanhada por um bom público.
Para a Secretaria de Esportes e Lazer, a vinda das meninas deve fomentar o Basquete de Valinhos. A 70 dias de uma Olimpíada, ter uma equipe que vai disputar os jogos olímpicos é considerada muito gratificante para o esporte de Valinhos e vai ao encontro da filosofia de fazer esporte que é de diversificar.
O técnico da equipe Sub-19 contou que ficou bastante surpreendido com o convite para a promoção do amistoso feito por Adriana Santos, ex-atleta da seleção. “Foi uma oportunidade ímpar receber a seleção em nossa cidade. As atletas vão nos representar muito bem nos Jogos Olímpicos. Acredito que contribuímos para o treinamento delas”, disse Zezé Romantini.
Adriana destacou a importância do jogo-treino também para os atletas de Valinhos. “Eu acompanho estes meninos, pois sou aqui da região, de Americana. São muito dedicados. Valinhos está de parabéns por ter equipes que podem representar muito bem a cidade. Pra gente é motivo de grande orgulho vir para uma cidade que respira basquete e fazer um amistoso com esta equipe forte. O jogo foi muito bom e os meninos bem cuidadosos com as atletas”, falou.
Ela começou a jogar com 12 anos, em São Bernardo do Campo (região metropolitana de São Paulo) e entrou para Seleção Brasileira em 1991. O seu primeiro título foi no Pan-Americano de Cuba, depois ouro no mundial de 1994, prata nas Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos, e bronze em Sidney, na Austrália.