Espaço abrigará serviços especializados disponíveis na rede pública
A Rede Municipal de Saúde ganhará neste sábado, 11/6, às 9h, o Centro de Atenção à Mulher. A unidade irá abrigar todos os serviços especializados destinados à saúde da mulher, como diagnóstico precoce do câncer de mama e útero, atendimento obstétrico à gestante de médio risco, além da parte de orientação e prevenção.
Segundo a Secretaria da Saúde, a criação do espaço resultará em mais integração, agilidade e facilidade de atendimento ao gênero feminino. A unidade oferecerá atendimento mastológico às mulheres com alterações nas mamas, como dor, mastite e suspeita de câncer, além de atender às mulheres com alterações do exame de citologia oncótica, encaminhadas pela rede básica para realização de exame de colposcopia.
De acordo com a secretaria, o objetivo é credenciar o município como referência na Secretaria Estadual de Saúde na atenção à mulher, o que possibilitará o recebimento de recursos para a área para a realização de exames mais específicos.
O centro oferecerá ainda atendimento ginecológico e obstétrico às adolescentes, a partir de 11 anos, com foco na orientação e prevenção da gravidez precoce, gestação responsável, parto normal, planejamento familiar e prevenção de uma nova gravidez. Terá ainda atendimento obstétrico às gestantes de médio risco, como hipertensas, diabéticas, portadoras de Lupus e obesas mórbidas.
O Centro de Atenção à Mulher, que será denominado ‘Olinda Barbin Antoniazzi’, funcionará no segundo andar do Centro de Especialidades de Valinhos (CEV), localizado na Avenida dos Esportes, 335, Centro. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Homenageada- Olinda Barbin Antoniazzi nasceu em Valinhos em 10/02/1921, filha da valinhense Helena Pietrobon e de Vittorio Barbin, imigrante italiano e funcionário nº 2 da Gessy, então Companhia Milani de Sabão. Ela atuou em algumas peças teatrais, sob direção do músico Carlos Orsi, e lá conheceu Luiz Antoniazzi, com quem se casou em 1937. Mais tarde integrou o Grupo Teatral dos Amadores Unidos de Valinhos, que se apresentava de forma beneficente em teatros paroquiais de cidades próximas.
Olinda sempre esteve muito presente nos trabalhos da Igreja Católica e colaborou muito nas primeiras edições da Festa do Figo, então Festa de São Sebastião, trabalhando na decoração das barracas, fazendo festões com galhos de pinheiros e na venda de frutas, o que era feito para arrecadar fundos à Igreja Matriz, inaugurada em 1944. Ela ficou viúva em 1978 e faleceu em 2012. Olinda teve quatro filhos, entre eles o ex-prefeito Vitório Humberto Antoniazzi, que morreu em 2015.