Familiares do médico Carlos Hermenegildo Bissotto agradeceram a homenagem
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, inaugurou nesta quinta, 2/6, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil para atendimento exclusivo de crianças e adolescentes (até 18 anos) com transtornos mentais graves e persistentes.
O local recebeu o nome de ‘Dr. Carlos Hermenegildo Bissotto’, uma bonita homenagem a tradicional médico de Valinhos, falecido em outubro de 2014. Muito estimado por todos, dr. Carlos era médico urologista, cirurgião e atuou na Santa Casa no período de maio de 1982 até o mês de outubro de 2014. Paralelamente ao seu trabalho, na Santa Casa de Valinhos, dr. Carlos atendia no Hospital Galileo, foi funcionário público responsável pela implantação do Programa DST/Aids na década de 90, voluntário no ambulatório médico da APAE de Valinhos e ainda mantinha a sua clínica particular.
Muitas autoridades participaram da solenidade, como o prefeito Clayton Machado; o presidente do Conselho Tutelar, Décio Maróstica; Luiz Bissotto ex-prefeito e primo do homenageado; Anélio Zanuchi, presidente da Casa da Criança e do Adolescente e familiares do homenageado, além de secretários, vereadores, diretores municipais e profissionais da saúde.
“Clayton Machado é uma inspiração como administrador e, mesmo com as adversidades, está conseguindo inaugurar mais uma obra, mais um serviço. Valinhos é referência para muitas cidades neste atendimento”, destacou a secretária de Saúde, Rita Longo, que também teceu elogios ao médico homenageado. “Trabalhou até os últimos dias; antes de se internar, operou paciente; era ímpar e não negava atendimento; não via a medicina como moeda de troca e sim como algo de Deus”.
Para o prefeito Clayton Machado, a homenagem foi uma forma de perpetuar o nome do médico valinhense. “Na nossa jornada conhecemos muitas pessoas, mas algumas são especiais; o Carlinhos não foi apenas um profissional e sim ser humano com coração enorme; atendia com carinho e presteza; alguns profissionais executam sua função com grande responsabilidade, mas outros fazem estágio com Deus e este foi o caso do Carlinhos: ele usou a Medicina para ajudar as pessoas, foi acima da média”.
Sobre o CAPS
Os CAPS's são instituições destinadas a acolher pacientes com sofrimento e/ou transtornos mentais em geral, sem excluir aqueles decorrentes do uso de álcool e/ou outras drogas, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Trata-se de um programa do Ministério da Saúde, que faz parte da Rede de Atenção da Saúde Mental.
Segundo a Secretaria da Saúde, os pacientes serão atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, com tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiros, terapeuta ocupacional, entre outros).
Até a instalação do CAPS Infantil, crianças e adolescentes com transtornos mentais eram atendidas no Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico (Cemap), Casa do Adolescente e Centro de Referência de Atendimento Psicossocial (Creaps).