Capacitação visa atualizar profissionais sobre sinais e sintomas da doença
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, realizará no dia 9/6 capacitação para profissionais de saúde sobre hepatites virais, marcando a “Semana de Hepatites”, instituída por lei municipal. A capacitação ocorre às 13h30 no CETS (Centro de Treinamento em Saúde), sendo direcionada a qualquer profissional da área que queira se atualizar.
Hepatites são inflamações no fígado e podem ter várias causas, destacando-se as virais, isto é, as provocadas por vírus: “A”, “B”, “C”, “D” e “E”. Qualquer que seja o vírus, os sinais e sintomas da doença, ao início, são semelhantes: náuseas, vômitos, mal estar geral, urina escura, fezes esbranquiçadas e depois, icterícia (amarelamento da parte branca do olhos).
A importância das hepatites virais reside no fato de que alguns tipos (“B” e “C”) podem se cronificar, gerando cirrose e/ou câncer de fígado. A prevenção da moléstia é o foco e ocorre quando são conhecidas as formas de transmissão dos vírus.
“Existem vacinas, somente para os tipos “A” e “B”. Assim, as hepatites “A” e “E” são transmitidas pelas ingestão de água ou alimentos contaminados. Investir em saneamento básico e educação higieno-dietética, é primordial”, destacou a secretária de Saúde, Rita Longo.
Quanto às hepatites “B”, “D” e “E”, o contágio se dá pelo contato com sangue e seus derivados, materiais perfuro-cortantes (cirúrgicos ou não) contaminados; por meio de sexo não seguro.