Evento aconteceu no CACC; foram doados quase 100 kg de ração para entidades de proteção aos animais
Aconteceu no domingo, 22/5, no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) 'Adoniran Barbosa', a edição 2016 do ´Um Dia de Cão´, organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer, com o apoio das secretarias da Saúde, de Transportes e Trânsito e da Casa das Rações Bazetto.
Segundo os responsáveis pelo evento, a participação do público foi intensa e cerca de 500 cães participaram das atividades, número maior do que o registrado na edição do ano passado. Também foram arrecadados aproximadamente 100 kg de ração, doados para entidades de proteção aos animais da cidade.
De acordo com Daniel Bazetto, um dos sócios da Casa das Rações, o ´Dia de Cão´cresce a cada ano graças à divulgação do evento. "As atividades são divulgadas nas redes sociais, nos sites noticiosos da região, no site da Prefeitura. Também contamos com o apoio dos entusiastas dos animais de Valinhos, que a cada ano trazem mais pessoas", afirmou.
Evento - Entre as atrações aconteceu um show de 'aglity' (cães adestrados), sorteio de brindes oferecidos pelos patrocinadores e distribuição de pipoca e algodão doce, além de uma feira de adoção com animais vacinados e saudáveis supervisionada pelas quatro instituições que receberam as doações de ração (Adoções Corrente do Bem, Adota Valinhos, Patinhas Perdidas e Abrigo da Silvana Cabral).
Também houve a premiação para as seguintes modalidades: maior cão, menor cão adulto, mais ousado, mais preguiçoso, mais paquerador, mais obediente e mais produzido. Conforme o regulamento, os cães deveriam estar sob controle de coleira e, os de maior porte, usando focinheira.
Conscientização - A realização do evento cumpre a Lei Municipal nº 5.035, de 30 de setembro de 2014, de iniciativa do vereador César Rocha, que incorporou o ‘Um Dia de Cão’ ao Calendário Oficial de Eventos do mês de maio. De acordo com a Lei, a proposta é promover campanha educativa e de conscientização direcionada aos participantes, com relação à adoção, posse responsável, vacinação, adestramento, recolhimento de fezes em vias públicas, uso de focinheira em animais de grande porte e com elevado grau de periculosidade.