Servidores do órgão usam crachá e uniformes visando identificação
O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Valinhos alerta comerciantes, fornecedores e prestadores de serviços em geral para possíveis falsos funcionários do órgão. O golpe, que inclui a venda do Código de Defesa do Consumidor (CDC), ainda não foi aplicado na cidade, mas há registros de casos em vários municípios da região.
“São falsários que se dizem ser do Procon e agem de maneira ilícita”, acrescentou Vilma Albuquerque, diretora do Procon. A prevenção a possíveis golpes na cidade ocorre deste o início do ano, uma vez que o órgão se preocupa em manter o comércio local orientado e informado sobre os procedimentos necessários em vários casos.
“Mensalmente, dois servidores municipais do Procon devidamente identificados com crachá da Prefeitura e uniformizados com jalecos azul marinho com emblema da Prefeitura e Procon visitam o comércio e fornecedores em geral. Também distribuem gratuitamente o Código de Defesa do Consumidor e orientam sobre os direitos e deveres constantes do estatuto”, avisa.
Segundo a diretora, quando necessário faz uso ainda Rádio Valinhos FM (105,9) e da Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV), para divulgar informações em geral sobre direitos e obrigações, além de alertas em geral. “Sempre visando à proteção do consumidor e do fornecedor”, finaliza.