Programa de Humanização ao Pré-Natal e Nascimento fornece apoio multiprofissional para as futuras e recentes mamães valinhenses
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde - Departamento de Programas e Projetos, oferece serviços de apoio às gestantes em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Denominado ‘Programa de Humanização ao Pré-Natal e Nascimento’, as gestantes recebem suporte de áreas multiprofissionais da saúde como: enfermagem, fisioterapia, psicologia, dentista, médica, nutricionista e de serviço social, o que contribui para a diminuição da ansiedade gerada pelo período e favorece o crescimento físico e emocional do processo de aprendizagem de ser mãe.
De acordo com a secretária de Saúde, Rita Longo, o objeto do programa é oferecer bem-estar psicossocial à mulher. “Tornar-se mãe significa assumir uma nova identidade, integrar à personalidade um novo papel que envolve diferentes necessidades e adaptações biológicas, psicológicas e sociais na vida da mulher e da família; além de ser filha, profissional, amiga, esposa e todos os outros papéis sociais já desempenhados, desenvolver o de ser mãe é de profunda intensidade e riqueza”, destacou.
Ainda de acordo com a secretária, o vínculo que começa a ser construído na gestação, ou quando se planeja ter um filho, é fortalecido após o nascimento na vivência do dia-a-dia, o que provoca significativas mudanças emocionais; afinal, a mulher passa a ser, também, provedora das necessidades básicas do filho, de sua sobrevivência física e psíquica e isso não é pouca coisa. “A rotina é alterada em toda a família, a mulher precisa se reorganizar na vida pessoal, familiar, profissional”, completa.
Além da gestação, o programa fornece orientações sobre os primeiros cuidados com o bebê para que as experiências novas vivenciadas na relação mãe-bebê colaborem para a construção da afetividade e para seu crescimento. “Todo o empenho despedido pela mãe no cuidado contínuo ao bebê, garante segurança e proteção e assegura a conquista do amor. É este acolhimento, cuidado e afeto envolvidos na interação mãe-bebê que desenvolvem o amor materno. Maria Tereza Maldonado, psicóloga autora que já analisou o ciclo da gravidez, parto e puerpério refere: “(...) os filhos não precisam de uma mãe perfeita, precisam de uma mãe amorosa (...)”, completou a secretária.