Vacina estará disponível nas 13 UBS’s somente para grupos prioritários; veja as datas
O Governo do Estado alterou nesta quarta-feira, 27/4, novamente, os critérios de vacinação na Campanha Contra a Gripe H1N1 para que as imunizações aos grupos prioritários sejam feitas por etapas. A determinação foi transmitida aos municípios pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas.
De acordo com o novo cronograma, as ações que tem início no sábado, 30/4, com o ‘Dia D’ serão realizadas em duas etapas distintas.
A primeira etapa, a partir do dia 30, é destinada a pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, e mamães recentes e profissionais de saúde que trabalham em hospitais e unidades de pronto atendimento públicos e privados e nas Unidades Básicas de Saúde.
A segunda etapa será realizada a partir de 9 de maio para pessoas com doenças crônicas e crônicas e outros profissionais de saúde.
As imunizações podem ser feitas nas 13 UBS’s, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.
Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde a meta é vacinar 22.589 pessoas do grupo prioritário em Valinhos, sendo: 5.795 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, 1.041 gestantes, 171 puérperas, 2296 trabalhadores em saúde e 13.286 maiores de 60 anos.
A vacina de gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ela protege contra três tipos da doença: H1N1, H3N2 e Influenza B.
Etapas de vacinação:
- 1ª. Etapa: a partir do dia 30 de abril: pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas e os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais e unidades de pronto atendimento públicos e privados e nas Unidades Básicas de Saúde;
- 2ª. Etapa: a partir do dia 9 de maio: pessoas com comorbidades e os outros profissionais de saúde.