Estudo foi apresentado no final de semana em encontro na UNESP
A vice-diretora Regina Célia Santini, o coordenador pedagógico Luís Gustavo Guimarães e professora Simone B. Guimarães da Rede Municipal de Ensino de Valinhos receberam o 1º prêmio ‘Lia Leme Zaia’ na categoria ‘Intervenções na realidade escolar’ com o artigo ‘O olhar da Gestão Escolar sobre a aprendizagem e o Programa Mais Educação’.
O estudo/relato que resultou no artigo foi apresentado por Regina Célia e Luís Gustavo no último final de semana, 8 e 9/4, no 1º Encontro ‘Diálogos sobre Dificuldades de Aprendizagem e Possibilidades de Intervenção’, na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Marília/SP).
Segundo os gestores, a experiência foi realizada na Emeb D. Carolina de Oliveira Sigrist, localizada no bairro Capivari, no período de 2013 a 2015. No artigo é ressaltada a importância da equipe gestora nas escolas públicas e a integração entre professores e funcionários na implementação de um Projeto Escolar que tenha como eixo a aprendizagem e as necessidades dos alunos.
Além da apresentação, eles participaram de estudos e oficinas. A professora dra. Eliane Giachetto Saravali (UNESP-Marília) e organizadora do evento ressalta que é muito importante que professores e gestores permaneçam em constante capacitação, participando de cursos e eventos acadêmicos.
Em específico, sobre a temática do encontro é essencial conhecer as necessidades de crianças com dificuldades de aprendizagem, bem como, saber intervir adequadamente no contexto escolar com o envolvimento de toda equipe escolar.
O secretario da Educação de Valinhos, Rogério de Castro Miotto, destaca o envolvimento de vários setores da Prefeitura em prol de ações que possibilitam um trabalho que ofereça um diferencial para os alunos e comunidade.
Sobre o prêmio - O prêmio ‘Lia Leme Zaia’ foi uma forma encontrada pela equipe organizadora do 1º Encontro ‘Diálogos sobre Dificuldades de Aprendizagem e Possibilidades de Intervenção’ para homenagear uma professora que dedica sua vida profissional ao trabalho com crianças que apresentam dificuldades para aprender.
Segundo Eliane Giachetto Saravali, é preciso valorizar os educadores que unem a teoria e a prática em prol do desenvolvimento do aluno. Lia é Pedagoga e possui mestrado e doutorado em educação, atua como docente do ensino superior e na área da psicopedagogia, realiza estudos acerca de jogos, desenvolvimento cognitivo, dificuldades para aprender e intervenções escolares.
18-04-2016