Vacina estará disponível nas 13 UBS’s até 20 de maio, inicialmente, para grupos prioritários
No próximo dia 30/4 tem início em Valinhos e nos demais municípios brasileiros que está com a doença sob controle, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe H1N1. A vacina estará disponível nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, garantindo maior proteção aos grupos prioritários. As imunizações prosseguirão até o dia 20 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
De acordo com a secretária de Saúde, Rita Longo, a vacina também será disponibilizada nos postos de segunda a sexta-feira. “Queremos manter Valinhos longe da H1N1. Inclusive, do grupo prioritário, que está mais apto à contaminação. A meta no Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo até o fim da campanha”, disse.
A vacina de gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ela protege contra três tipos da doença: H1N1, H3N2 e influenza B — caso mais grave da infecção.
Casos de Dengue e H1N1 seguem controlados
Até quinta-feira, 14/4, Valinhos não contabilizava casos de H1N1. A Secretaria de Saúde divulgou balanço das notificações para a Síndrome Respiração Aguda (SRA) que podem ou não evoluir para este tipo de gripe. Ao todo o município contabiliza 21 notificações, (1 negativo), sendo: 13 de Valinhos e 8 de outros municípios.
A doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti também segue de forma controlada. São 92 notificações entre pacientes residentes em Valinhos, sendo: 3 positivos autóctones; 2 positivos importados; 34 negativos e 53 aguardam resultado. Já para os pacientes notificados em Valinhos e residentes em outros municípios: são 44 notificações, sendo: 1 positivo de outros municípios, 3 negativos e 40 aguardando resultado.
14-04-2016