
Secretaria da Saúde comemora o empoderamento
O projeto Lian Gong, ginástica terapêutica e preventiva implantada na Rede Municipal de Saúde, alcançou mais uma meta. A partir de agora, os próprios integrantes assumiram os grupos dos bairros Bom Retiro e Jardim Imperial, que são os mais antigos, devido à experiência adquirida ao longo de anos de prática.
A secretária da Saúde, Rita Longo, avalia que essa autonomia representa a vontade da comunidade. “Só temos a comemorar esse impulso dos dois grupos e desejar que sirva de estímulo para outras comunidades”, destacou a secretária.
Segundo Rita Longo, no próximo trimestre deverá ser oferecida uma formação gratuita em Lian Gong aberta à comunidade, que irá ao encontro da proposta de dar autonomia aos grupos. “É uma forma de podermos ampliar essa prática integrativa complementar de saúde no município”, complementou.
Atualmente o projeto atende gratuitamente 300 pessoas, desde crianças, adultos e idosos, em 10 grupos espalhados pela cidade, entre UBS’s, centros comunitários e escolas (confira locais e horários). A ginástica é ministrada por profissionais da Secretaria da Saúde que participaram de formações, sob a coordenação da médica pediatra Nidia Isabel da Silva e da fisioterapeuta Gisele Contim Guimarães.
Sobre a prática - O Lian gong em 18 terapias tem por objetivo prevenir e tratar as dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural. A prática corporal foi elaborada na década de 70 por Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista da medicina tradicional chinesa que viveu em Shangai, na China, até meados de 2013.
O objetivo principal do Lian Gong em 18 Terapias é tratar e prevenir dores no corpo, problemas osteomusculares, nas articulações e outros, tão frequentes nas condições da vida moderna, além de atuar nas disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórios. O sistema completo da prática é composto de três partes, totalizando 54 exercícios.
As práticas põem em movimento o ‘Chi’ (energia vital) através dos meridianos, em especial ao ‘Zhen Chi’ ou ‘Chi Verdadeiro’ no organismo, termos encontrados nos fundamentos da medicina tradicional chinesa, que diz: “Quando o Zhen Chi está pleno no interior do corpo humano, os fatores negativos não podem invadir”.
Grupos são abertos para todas as idades
UBS Bom Retiro, às quintas-feiras, às 7h30
Centro Esportivo Municipal São Cristóvão, às terças-feiras, às 7h30, grupo da comunidade
UBS Imperial, às quartas-feiras, 7h30, grupo da comunidade
UBS Imperial, às sextas-feiras, às 7h30
UBS Jurema, às quartas-feiras, às 14h30, aulas no Centro Comunitário da Igreja São José
UBS Santo Antonio, às segundas-feiras, às 8h30, aulas na sede da Sociedade Vicentinos
UBS Maracanã, às segundas-feiras, às 9h, aulas no Complexo Esportivo Eledir Rosa de Amorim
Morada do Sol, às quintas-feiras, às 15h, aulas no Centro Comunitário
UBS Central, às quintas-feiras, às 10h, aulas no Centro Comunitário da matriz de São Sebastião
Parque Portugal, às terças-feiras, às 7h30, Emeb Profª Marli Ap. Boreli Bezetto, pelo programa Estratégia Saúde da Família
Casa do Adolescente, às quintas-feiras, às 7h30, para inscritos no projeto de nutrição
30-03-2016
