Somente no mês de março, Unidade já atendeu mais de 10.500 pessoas
Os vereadores Pedro Damiano e Gilberto Borges que compõem a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Valinhos, estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na manhã desta quarta-feira (23), para avaliar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Durante a visita, pacientes ressaltaram a eficiência do atendimento da Rede Pública de Saúde de Valinhos.
"Tenho convênio, mas prefiro vir à UPA porque aqui a qualidade do atendimento é muito melhor que a dos serviços particulares. É mais rápido e sou sempre muito bem recebido. Hoje, na minha opinião, a Saúde Pública em Valinhos é a melhor da região e uma das melhores do país", garantiu o morador da Vila Santana, Antônio Turchetti, de 83 anos.
A moradora do bairro Ana Carolina, Livânia Santos, também fez questão de ressaltar a agilidade e qualidade do atendimento. "Utilizo o sistema de Saúde de Valinhos há muito tempo e hoje realmente está mais rápido e os profissionais são muito atenciosos. Sempre que preciso, trago meu filho na UPA".
Durante a visita, moradores de Valinhos ressaltaram a excelência dos serviços prestados na Unidade, mas afirmaram que a grande quantidade de pacientes de outras cidades que procuram pela UPA, acarreta em maior demanda e consequente aumento no tempo de espera.
A moradora de Campinas, Marisa de Alves Souza, rebateu as reclamações. "Realmente sou de Campinas e prefiro vir aqui. Vejo pessoas reclamando da espera, mas procuro pela UPA de Valinhos por que aqui o atendimento é muito bom. É eficaz e tem qualidade. Vejo que aqui em Valinhos as pessoas reclamam se precisam esperar 3 ou 4 horas. Lá, esperamos 13 horas".
Raio-x - Ainda durante a visita, os vereadores afirmaram que receberam reclamações quanto a demora para a emissão de resultados dos exames de raio-x. A coordenadora adminstrativa da UPA, Lindalva Franceschini, ressaltou que todos os pacientes estão sendo atendidos e que nenhum exame deixou de ser feito.
"A Prefeitura está realizando os processos burocráticos para a substituição do equipamento. Porém, é importante ressaltar que os exames estão sendo realizados normalmente. Quando necessário, as reveleções são realizadas no CEV e os resultados retornam para a Unidade. O processo mudou, mas o diagnóstico dos pacientes não tem sido prejudicado", afirmou.
Estatísticas - Quanto as reclamações da demora no atendimento apresentadas pelos vereadores, o diretor da Unidade, Dr. Matheus Arantes, ressaltou que o tempo de espera é diretamente proporcional ao número de pacientes que procuram pela Unidade. "É uma questão sazonal. Se observarmos a demanda de março do ano passado, também é possível notar que há um aumento de aproximadamente 20% em relação aos outros meses", afirma.
O diretor ressaltou ainda que somente na última segunda-feira, a Unidade atendeu 618 pessoas, lembrando que, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, deveria atender em média 350 pacientes por dia.
"Entre o dia 1º e o dia 22 deste mês, atendemos 10.544 pacientes. Neste mesmo período do mês passado, 8.730 pessoas passaram pela Unidade. Porém, é válido ressaltar que o tempo de espera não ultrapassa o limite estabelecido pelo protocolo de classificação de risco e que todos os pacientes classificados como urgência ou emergência são prontame nte atendidos", finalizou Dr. Matheus.
Além do diretor e da coordenadora da Unidade, os vereadores também foram recebidos pela diretora da Secretaria da Saúde, Elaine Guerra.
24-03-2016