Segundo a Defesa Civil, em 24h choveu 146,9 milímetros de água, o que é esperado para 20 dias de chuvas
As fortes chuvas registradas nesta quinta-feira, 10/3, causaram muitos estragos nas cidades de Valinhos, Campinas, Vinhedo e Itatiba. Segundo a Defesa Civil valinhense, houve alagamentos e inundações nos bairros Parque das Figueiras, Ortizes, Nova Palmares, Bom Retiro e Nova Era, além dos pontos tradicionais como avenidas Invernada (Vera Cruz) e do Estado (Vila Santana). Mas não há famílias desalojas ou desabrigadas, informou o órgão.
Houve queda de uma árvore sobre o portão de uma casa no Jardim Nova Palmeiras, próximo ao Centro de Lazer do Trabalhador (CLT), e deslizamento de terra no bairro Nova Suíça, na região da rodovia Dom Pedro.
Segundo a Defesa Civil, o problema maior foi ocasionado pelo trasbordamento dos córregos Bom Jardim e Pinheiros, pela somatória da alta vazão escoada de Vinhedo. Até a manhã desta sexta-feira, 11/3, a correnteza ainda estava forte nesses dois rios.
Desde as 7h da manhã de quinta-feira, 10/3, até as 7h desta sexta-feira, 11/3, foram registrados 146,9 milímetros de chuvas, conforme medição da estação meteorológica instalada no município. O coordenador da Defesa Civil afirmou que essa precipitação é a esperada para 20 dias de chuvas.
“Toda equipe da Defesa Civil, juntamente com fiscais de trânsito e guardas municipais, estão nas ruas desde à noite de quinta-feira, 10/3, para orientação do trânsito e levantamento dos problemas”, explicou Eduardo Mathias.
Barrarem Moinho Velho – "Chegou-se a especular sobre o rompimento da barragem do Moinho Velho, que é de propriedade do município e fica em Vinhedo, mas isso não procede", afirmou o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Mathias, que na manhã desta sexta-feira, 11/3, esteve no local juntamente com o prefeito Clayton Machado, para verificar as condições do local.
Segundo DAEV, o transbordamento de água da Barragem do Moinho, um reservatório estratégico de água bruta, é em consequência do acumulado das chuvas da semana. Sua construção tem como projeto o método de escavação, forma um lago, diferente das barragens de altitude, como na cidade mineira de Mariana e outras.
11-03-2016