Passeios atraem pessoas de várias localidades
As três semanas da 67ª Festa do Figo e 22ª Expogoiaba atraíram para os roteiros de agroturismo e ecoturismo 2.101 turistas. O volume de visitantes foi considerado recorde pelos organizadores dos passeios, superando inclusive o ano passado, com 1.592 usuários. Atingiu desde os turistas mais antigos até os mais novos, que vieram de todas as partes do estado de São Paulo, sul de Minas e Rio de Janeiro.
Para que esse número de turistas fosse atingido, Franklin Duarte, diretor de Turismo da Prefeitura, diz que o evento Revelando São Paulo, realizado em setembro, antecipou a propaganda da Festa do Figo para as pessoas que organizam as excursões. "E isto aumentou o fluxo de turistas, fazendo cadastros e mandando material sobre a cidade", disse.
Com toda propaganda feita, a maioria dos turistas veio por meio de agências de turismo, como Cleide Inácio, de Santos. Ela conta que ficou sabendo da festa pela agência que normalmente viaja. Já outros turistas vieram por conta própria e descobriram a festa pela internet.
A maioria dos turistas entrevistados contou que estava visitando a festa pela primeira vez, que tudo agradou a eles e iriam participar dos passeios turísticos oferecidos. Apesar disso, outros turistas frequentam a festa todos os anos, como o casal Maria Helena e Antonio José de Faria, de Campinas, que vem nos últimos 30 anos.
Além dos passeios, o que mais chama atenção dos turistas são as exposições de frutas e também a venda das principais, figo e goiaba, que as pessoas compram à vontade. Isso é um dos principais motivos que faz os turistas quererem voltar todos os anos.
05-02-2016