Mutirão de vistoria nas residências, reuniões em condomínios e campanhas de conscientização em horários diferenciados foram algumas das ações realizadas durante a semana
As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Valinhos realizadas pela Prefeitura têm atingido várias regiões e setores da sociedade. São muitas estratégias planejadas pela Secretaria de Saúde para manter os índices com resultados satisfatórios no município, tanto que até quinta-feira, 4/2, a cidade havia registrado apenas 1 confirmação do caso.
Duas novas ações tiveram início na última semana em complemento às atividades já realizadas. Na quarta-feira, 4/2, o Departamento de Saúde Coletiva realizou uma palestra direcionada aos condomínios, solicitando empenho dos síndicos para que seja feita a limpeza dos terrenos, sobretudo em imóveis com piscinas.
Já no sábado, 30/1, o prefeito Clayton Machado, secretários, agentes de saúde, escoteiros e a Defesa Civil percorreram durante todo o dia imóveis no Jd. Paraíso em um grande mutirão contra a dengue que teve a participação da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e acompanhamento da imprensa regional. O trabalho de vistoria casa a casa está sendo feito em horários alternativos, inclusive fora do expediente para atingir aquelas pessoas que trabalham durante o dia.
Outra ação colocada em prática pela municipalidade é a vistoria em propriedades abandonadas e que estejam com suspeita de focos do mosquito. A entrada nesses imóveis está embasada no Decreto 8913/ 2015 que declarou situação de emergência no município visando à prevenção e o combate à dengue. Segundo a Secretaria de Saúde, a multa, nesses casos, pode chegar até 20 UFMVs, ou seja, cerca de R$ 3 mil.
Operação Cidade Limpa – Valinhos Contra a Dengue
Com início no dia 13/2, o grande mutirão de limpeza atingirá toda a cidade, com o recolhimento de materiais inservíveis, por meio de cronograma diário, limpeza de áreas verdes, bueiros, retiradas de recicláveis e atividades de conscientização.
Ao todo serão percorridos 131 bairros, divididos por região. Os caminhões da Prefeitura recolherão materiais em desuso, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, peças de metal, restos de madeira, entre outros. Esses objetos deverão ser colocados na calçada, se possível, com uma hora de antecedência, para evitar que sejam revirados por animais. Segundo a Prefeitura, por questão de operacionalização, apenas resíduos industriais não
serão recolhidos.
O objetivo da ação é evitar que objetos inservíveis (em desuso) sejam depositados de forma irregular em terrenos baldios, margens de córregos e vias, que, além de prejudicar a conservação do espaço público, é crime passível de multa. Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones 3829-5674 e 3829-6033.
Outras ações
As atividades para combate à dengue no município duram o ano todo. São diversas ações, como: orientação casa a casa; o disk dengue para que a população denuncie possíveis focos de transmissão do mosquito; autuações em multas em terrenos e residências; aplicação de cloração e herbicidas em locais que aguardam a drenagem de águas; implantação de lâmpadas UV com capacidade de atrair os insetos; processo de nebulização em áreas verdes e locais com maior incidência da doença; Operação Limpa Dengue para retirada de bens inservíveis, evitando o acúmulo de lixo e água parada; visitas constantes a pontos estratégicos, como: borracharias, cemitério e recicláveis.
Também são realizadas pela Secretaria de Saúde palestras de conscientização em escolas e empresas; atendimentos via 156; visitação em imóveis; entrega de panfletos e materiais educativos para toda a população e reuniões em condomínios residenciais.
05-02-2016