Cerca de 100 pessoas foram atendidas; felizmente não há desabrigados
A rápida resposta da Prefeitura durante as chuvas que castigaram a cidade no final da tarde de quarta-feira, 27/1, tem sido motivo de elogios pelos moradores prejudicados com as enchentes.
“Por pouco não aconteceu uma desgraça. Se não fosse o trabalho da Defesa Civil não sei se meu neto e meu cachorro estariam aqui”,relembra a moradora Marli Sales, moradora do bairro há 9 anos.
Segundo ela, esta foi a pior enchente desde que reside no local. “Foi tudo muito rápido, cerca de 20 minutos. Quando vi a água já estava na cintura, o Corpo de Bombeiros teve que quebrar a parede para conseguimos sair”.
Outro morador que elogiou a ação da Prefeitura foi Antonio Tadeu Alves. “A Prefeitura está atendendo a gente muito bem, não tenho do que reclamar. Agora vão trazer colchão, nós estamos precisando”, disse. Em sua casa, a água chegou a 80 centímetros e acabou danificando móveis e alimentos.
A moradora Juliana Paula estava aflita por causa dos prejuízos. “Perdi tudo: eletrodomésticos, roupas, móveis, comida. Não sobrou nada. Ainda bem que trouxeram comida para a gente porque não sabia como íamos nos alimentar. Tenho um filho pequeno, está sendo muito difícil”, avaliou.
Cerca de 30 famílias (100 pessoas) foram atendidas pelo grupo formado pela Defesa Civil, secretarias de Habitação e Assistência Social, Transportes e Trânsito, Assuntos Internos, Obras e Serviços Públicos, Esportes, Fundo Social de Solidariedade, Saúde e DAEV (Departamento de Águas e Esgotos).
Segundo dados oficiais da Defesa Civil desta quinta-feira, 28/1, choveu 81,3 mm em cerca de 90 minutos, volume bastante expressivo. O resultado do excesso de águas foram pontos de alagamento e enchente em locais como: Av. Invernada, Av. Paulista e, principalmente nos bairros Lenheiro, Vila Santana e Pinheirinho.
Desde o início das chuvas, equipes da Prefeitura se deslocaram para pontos críticos do município, fornecendo todo o tipo de auxílio, desde a quebra de paredes para retirada de moradores, limpeza das casas, manutenção rápida nas calhas e abastecimento na caixa d´água.
Também foram disponibilizados às famílias prejudicadas, água potável, produtos de limpeza, ração para animais, kit de alimentos, colchões e refeições prontas. Nesta quinta-feira, o Fundo Social de Solidariedade ofereceu o jantar aos moradores do Pinheirinho.
29-01-2016