Objetivo é combater o desemprego no município neste momento de crise financeira nacional
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e Secretaria de Obras e Serviços Públicos, abrirá dias 6 e 7/1, no Valinhos Clube, inscrições para 100 vagas de bolsa auxílio-desemprego no programa ‘Trabalho e Capacitação’, instituído pela Lei Municipal nº 5.203 de 18 de novembro de 2015. O objetivo do governo Clayton Machado é oferecer a oportunidade de trabalho e aprendizado de uma profissão e assim combater o desemprego nesse momento de crise financeira nacional.
Os beneficiários selecionados receberão bolsa no valor de R$ 500, cesta básica, capacitação ocupacional e seguro de acidentes pessoais, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. A concessão será por um período de seis meses, podendo ser prorrogado pelo período de até três meses, a critério da Prefeitura.
Os beneficiários participarão de atividades de capacitação e desenvolverão suas atividades práticas junto aos órgãos da administração nas áreas de limpeza pública, conservação de áreas verdes e praças, manutenção dos próprios públicos e limpeza e manutenção nas vias públicas.
Requisitos – As vagas são destinadas a homens e mulheres, com idade a partir de 18 anos, brasileiros e residentes no município há no mínimo dois anos, que estejam desempregados no mínimo há um ano, que não estejam recebendo seguro-desemprego ou qualquer outro benefício equivalente, que pertençam de preferência a famílias de baixa renda, entre outros requisitos. O projeto prevê ainda a reserva de 2% das vagas aos egressos do sistema penitenciário do Estado e de 3% às pessoas com deficiência, desde que se enquadrem nos requisitos mínimos.
Os interessados deverão retirar ficha de inscrição e listagem de documentos necessários nos dias 6 e 7/1, entre 9h e 16h, no Valinhos Clube, localizado na Rua Antonio Carlos, 474, Centro. A ficha preenchida e as cópias dos documentos deverão ser entregues entre os dias 13 e 14, no mesmo horário e local. A inscrição deverá ser feita pessoalmente pelo candidato interessado.
Os candidatos serão selecionados de acordo com pontuação obtida segundo critérios como renda per-capita, número de dependentes e tempo de desemprego. Caso o número de interessados seja superior ao de vagas, a classificação para participação no programa será definida mediante os critérios: maiores encargos familiares, mulheres arrimo de família, pessoas com maior tempo de desemprego e pessoas de mais idade. Apenas uma pessoa por núcleo familiar pode participar.
A Prefeitura publicará na Imprensa Oficial o extrato da lista de classificação final e também o disponibilizará no site www.valinhos.sp.gov.br. Não haverá comunicação pessoal dos resultados, portanto os candidatos deverão manter-se informados perante a Imprensa Oficial ou site da Prefeitura.
O Decreto e edital que regulamentam o projeto está sendo publicado na Imprensa Oficial que circula nesta segunda-feira, 28/12 e pode ser acessado pelo site www.valinhos.sp.gov.br, link Imprensa Oficial. Mais informações pelo telefone 3849-8030.