Município foi um dos quatro do Estado a receber o software por estar de acordo com a nova legislação da defesa civil
Na tarde de segunda-feira, 14/12, o prefeito Clayton Machado recebeu das mãos do Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, na sede da Defesa Civil de Campinas, um jogo de computador que será utilizado no aprendizado de crianças sobre como prevenir situações de calamidade e ou como agir em caso de desastres naturais ou causados pelo homem.
Participaram da solenidade o diretor da Defesa Civil de Valinhos, Eduardo Mathias, o diretor da defesa civil regional, Sidney Furtado, além de prefeitos e demais autoridades da área. Além de Valinhos, apenas os municípios de Campinas, Campos de Jordão e Rafard foram contemplados com o game, únicos municípios do Estado de São Paulo a cumprirem todos os requisitos estipulados na nova lei de defesa civil. “Valinhos reconhece a importância de ensinar as crianças desde cedo sobre assuntos que envolvam a defesa civil e prevenção de acidentes. A cidade já vem atuando neste sentido e esse prêmio só vem reconhecer o nosso trabalho, estamos no caminho certo”, agradeceu o prefeito Clayton Machado.
De acordo com Mathias, o software denominado ‘Defesa Civil – Aventura’ será instalado em computadores da Rede de Ensino para auxiliar no aprendizado dos agentes mirins, em programa já desenvolvido pela municipalidade.“Temos trabalhado muito para cumprir todos os requisitos, tanto que somos uma das quatro cidades do Estado a ser contemplada com este convênio”, destacou.
Além do programa de formação infantil, o município está desenvolvendo programa inédito para capacitação de voluntários. O objetivo deste é formar a cada semestre cerca de 30 pessoas para atuarem em situação de emergência.
Paralelamente a este trabalho, o município tem investido em ações preventivas, como limpeza de córregos, bueiros e bocas de lobo para evitar alagamentos e mantém sob supervisão, áreas consideradas com risco de deslizamento.
Game Aventura
Com recursos modernos e linguagem atrativa, o objetivo do game é alertar para a importância da preservação do meio ambiente, tornando os alunos da rede colaboradores dessa missão. O público alvo são alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Ao todo, são nove módulos. Com ajuda do "avatar" Guto, a cada fase o estudante encontra um cenário diferente, como áreas abertas em dias de chuva, construções próximas a encostas e lixo jogado em local inadequado. Para passar de fase é preciso cumprir todas as tarefas preventivas e ainda orientar a comunidade como evitar problemas.
Em todas as etapas há premiações com medalhas indicando o aproveitamento de cada jogador e instruções de como melhorar o rendimento. O aluno recebe o certificado final ao concluir todas as fases.
15-12-2015