Chuva antecipada e calor colaboraram para proliferação dos animais na região de Campinas
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, vem alertando a população sobre a incidência de escorpiões nesta época do ano. Até o mês de novembro, a Secretaria de Saúde havia contabilizado 13 notificações.
A incidência de escorpiões na região de Campinas tem preocupado moradores de ao menos quatro cidades, segundo reportagem do site G1 veiculada no dia 6/12. Campinas, Vinhedo, Sumaré e Mogi Mirim foram as cidades mais afetadas.
Segundo o departamento de Zoonoses de Valinhos, com o início do verão, há um aumento na reprodução de todos os insetos e também dos escorpiões. As chuvas antecipadas também colaboraram com a proliferação, já que determinadas áreas enchem as galerias pluviais e os esgotos provocando a saída dos escorpiões desses abrigos em busca de lugares mais secos. Há ainda os escorpiões que estão adaptados ao ambiente urbano, onde encontram abundância de alimentos.
Ainda de acordo com o departamento, dois tipos de escorpiões são encontrados com mais frequência na região, o Tityusbahienses (escorpião marrom) e o Tityusserrulatus (escorpião amarelo). Os dois tipos são encontrados nas residências, porém o escorpião amarelo é mais frequente e mais perigoso.
Como proceder quando encontrar um escorpião
Ao encontrar um escorpião em sua residência, o cidadão deverá tentar eliminá-lo com segurança e após isso, poderá ligar no Sistema 156 para solicitar a visita de um técnico da Divisão de Zoonoses, que, através da avaliação do local, fará as orientações necessárias para eliminação do problema.
Os escorpiões não podem ser erradicados, mas há alternativas para reduzir o aparecimento dos bichos.
- Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e material de construção nas proximidades da casa.
- Manter a grama aparada.
- Limpar terrenos baldios, mantendo uma faixa de pelo menos dois metros.
- Não colocar as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres.
- Vedar soleiras das portas e janelas ao anoitecer.
- Usar telas em ralos do chão, pias e tanques.
- Vedar frestas e buracos em paredes.
- Afastar camas, berços e móveis das paredes.
10-12-2015