Cidade aguarda agora aprovação da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social, após cumprir as sete ações
Participante do Programa São Paulo Amigo do Idoso, Valinhos cumpriu a última das sete ações iniciais do projeto Selo Amigo do Idoso. Visando à aquisição do selo inicial, um grupo de gestores se reuniu nesta quarta-feira, 25/11, às 8h30, na sala Ivan Fleury Meirelles, para levantar diagnóstico e propostas. A oficina se pautou em quatro temas: Proteção, Saúde, Educação e Participação. Atualmente, o município possui 16.091 idosos, o equivalente a 13,69% da população.
Destes números citados, 1,3 mil idosos participam de algum programa específico na cidade. A expectativa do prazo para obter o selo inicial é até o próximo mês. Porém, Valinhos já cumpriu as sete ações necessárias, encerrando com a oficina, com participação de mais de 20 gestores, representantes de cada secretaria. Coordenado pela diretora de Divisão de Atenção ao Idoso, Marisa Mathias, interlocutora do programa, este encontro serviu para a construção de propostas.
Os dados de cada ação são documentados e passados para a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), em Campinas, que repassará para Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social. Após esta etapa, o município deve cumprir novas ações específicas, objetivando o selo intermediário e o pleno, cada um com prazo de seis meses. “O importante destas ações são a preocupação com o envelhecer e sensibilizar o gestor. São ações preventivas, porque em 2050 terá mais idoso que criança”, explicou Marisa.
Também foi relatada a preocupação com os idosos que vêm de outras cidades em busca da qualidade de vida de Valinhos. O consenso entre os participantes é que os projetos devam ser implementados gradualmente, principalmente em função do erário público. Marisa lembra que uma das etapas foram quatro oficinas com os idosos, representados pelos Clube de Mães, associações de idosos, inclusive de aposentados, entre outros.
Adesão – Valinhos aderiu ao Programa São Paulo Amigo do Idoso em 2013, engrossando o grupo de 637 cidades. Lançado em 2012, o programa objetiva o envelhecimento saudável e ativo, por meios de ações de inclusão social, desenvolvimento, atenção à saúde, educação e lazer.
26-11-2015