Decreto publicado na última semana define procedimentos para a Defesa Civil em situações de emergências
Foi instituída por meio de decreto, a Operação Verão 2015/2016 em Valinhos, visando à condução de ações eminentes e preventivas pela Defesa Civil no período compreendido entre os dias 1º de dezembro a 31 de março.
Segundo a Defesa Civil, entre as ações que serão realizadas estão o monitoramento do índice pluviométrico 24 horas por dia, campanhas em áreas de risco e a continuidade das atividades preventivas, como o desassoreamento de córregos e limpeza de bocas de lobo.
“Para cada situação, há uma postura diferente da Defesa Civil, que poderá atuar em estado de observação, atenção, alerta e alerta máximo, dependendo do nível das chuvas. A Defesa Civil está pronta para atuar no socorro, assistência e na recuperação,” explicou o diretor da pasta, Eduardo Mathias.
Ainda de acordo com o diretor da Defesa Civil, institutos meteorológicos preveem muita chuva nos próximos meses, efeito provocado pelo aquecimento das águas do pacífico, fenômeno conhecido como El Niño.
Em Valinhos, há o monitoramento constante dos bairros Bosque do Eucalipto e Parque Portugal, áreas em que pode ocorrer deslizamento de terras e os bairros Pinheirinho, Capuava e Avenida Invernada que costumam registrar áreas de inundação e alagamento.
25-11-2015