Nas repartições públicas, apenas os serviços considerados essenciais permanecerão em funcionamento
O Dia da Consciência Negra, feriado municipal em Valinhos, terá comemorações na Praça Zumbi dos Palmares, no Bom Retiro, com atividades culturais, de conscientização, confraternização e lazer para as crianças. O objetivo da celebração é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.
As comemorações serão promovidas das 14h às 18h com a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo e parceria da Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos. Haverá muita diversão para a garotada durante a tarde toda, com brinquedos infláveis como pula-pula, cama elástica e tobogã, além de distribuição de pipoca e algodão doce e sorteios de brindes como bicicletas, bonecas e bolas.
Após a abertura, às 14h30 haverá roda de Capoeira. Já às 15h30 o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promoverá uma roda de conversa com o tema ‘Violência Contra a Mulher Negra’ que será coordenada pela advogada e conselheira, Samanta dos Santos Silva. Haverá ainda apresentação musical com o professor do Centro Cultural Vicente Musseli, Ivo Lopez, no teclado e Sara Madeira na voz. Essa atividade específica integra também a programação dos ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher’. Já às 16h30 será promovida uma roda de samba.
“A proposta é promovermos uma grande confraternização”, disse o presidente da Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos, Osvaldo Reiner Souza, 81 anos, que apoia a organização das comemorações há nove anos. “É importante refletirmos sobre os nossos antepassados, especialmente os negros que, na condição de escravos, ajudaram a construir o nosso país, embora ainda muitos continuem necessitados”, refletiu Souza.
Feriado Municipal - As repartições públicas municipais ficarão fechadas, com exceção dos serviços que não admitem interrupção, que funcionarão em sistema de plantão, atendendo pelos telefones: DAEV (115),Guarda Civil Municipal (153), Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiro (193). A Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas funcionará normalmente. As coletas de lixo e de recicláveis também serão feitas regularmente.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.
A celebração foi estabelecida pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado. Atualmente, 780 municípios brasileiros consideraram feriado o Dia Nacional da Consciência Negra.
Em Valinhos, a celebração do Dia da Consciência Negra está prevista no artigo 270 da Lei Orgânica do município.
17-11-2015