Legislação aprovada vai ao encontro da instalação de Usina de Reciclagem de Resíduos em Valinhos que beneficiará toda a região
A Câmara Municipal aprovou na noite de terça-feira, 20/10, com unanimidade, projeto de lei de autoria do prefeito Clayton Machado que trata da criação do Plano Integrado para Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil em Valinhos.
O objetivo da nova legislação é o de regulamentar a atividade no município, estabelecendo as responsabilidades dos transportadores e geradores de resíduos, evitando seus efeitos poluidores.
Entre os dispositivos no documento, está prevista a criação de uma rede pública de pontos de entrega para resíduos da construção, além de ações voltadas à educação ambiental de moradores, transportadores e instituições sociais.
A aprovação do projeto coincide com o anúncio de instalação de usina de reciclagem em Valinhos que vai atender vários municípios da Região Metropolitana de Campinas. Atualmente, os resíduos são encaminhados a Paulínia, Americana, Hortolândia ou Várzea Paulista, o que acaba por encarecer os custos com o transporte e locação de caçambas.
A usina terá capacidade para receber de 100 a 200 caçambas por dia, ou seja, até 1.000 metros cúbicos de entulho por dia. Os materiais gerados pela planta de produção como pedrisco, pedras de classificação 1 e 2, bica corrida, rachão e areia serão consumidos principalmente em obras públicas e privadas.
Desta forma, poderão ser usados, por exemplo, em drenos, base e sub-base de pavimentação, aterramento de valas, aplicações em alvenaria, muros, calçadas, pisos, valetas e fabricação de artefatos cerâmicos e de concreto como tijolos, blocos entre outros. A planta produzirá ainda cavaco de madeira para utilização como biomassa.
22-10-2015